Esporte

Biomecânica aplicada fortalece metodologia do tênis no Minas

Parceria com a TennisBiomec promove formação teórica e prática para profissionais da modalidade

Reafirmando seu compromisso com a excelência na formação de atletas, o Minas Tênis Clube promoveu uma capacitação com a TennisBiomec, referência em biomecânica aplicada ao tênis. O curso foi conduzido pelo professor Dr. Ludgero Braga Neto, especialista e autoridade no tema, que há mais de 30 anos se dedica à pesquisa, ao ensino e à prática profissional nos campos acadêmico e esportivo.

A parceria do Clube com o metodologista teve início em agosto, com encontros virtuais. A etapa final foi realizada no último sábado (7/2) e domingo (8/2), no Minas Country, e contou com a participação dos instrutores do curso, treinadores e da comissão técnica do tênis.

O objetivo da formação foi instrumentalizar os treinadores da equipe de tênis do Minas de forma didática, pedagógica e assertiva, unindo fundamentação teórica a exercícios práticos e educativos em quadra. A proposta busca ampliar a compreensão dos técnicos sobre os marcadores biomecânicos do movimento, favorecendo uma atuação cada vez mais consistente na preparação de atletas em todas as fases de desenvolvimento.

“Uma coisa que me chamou muito a atenção foi o nível de comprometimento dos professores. A gente percebe isso porque, em quase todas as falas, dá para notar que eles têm um método e seguem uma linha de trabalho bem definida. Além disso, estão sempre em busca de aprimorar cada vez mais suas capacidades profissionais, para atender melhor e levar um serviço de qualidade aos sócios”, destacou Ludgero.

Patrocinador: Vivo
Patrocinador: Prudential

Siga as redes sociais oficiais do tênis do Minas:
Facebook – mtcesporte
Instagram – @mtcesporte

Os atletas do tênis do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovado nas Leis Federal e Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projetos Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.045206/2024-92 e Formação e Desenvolvimento de Atletas de Tênis e Ginástica Ano IV, nº 2024.08.0030, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.
Os técnicos Fernanda Ferreira, Dieggo Moura, Maurício Davis e Thiago Dogliani e o preparador físico Matheus Machado participam do Projeto MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.