Casarão histórico localizado na rua da Bahia, n. 2.425, em frente ao Minas Tênis Clube. O projeto da casa é de 1929, do arquiteto Luiz Signorelli, e representa a primeira fase de ocupação da região. A edificação, conhecida por sua coloração, possui ornamentos que evocam rosas. O imóvel é, hoje, patrimônio arquitetônico da capital, concebido sob o estilo arquitetônico eclético, com influência neoclássica.
Em julho de 2023, a prefeitura de Belo Horizonte (PBH) entregou para a gestão do Minas Tênis Clube o casarão histórico conhecido como Casa Rosada. A edificação fica em frente ao Minas I, na rua da Bahia, conhecido corredor cultural da capital mineira. O objetivo do clube é tornar a Casa Rosada Gasmig Minas um novo espaço de seu pilar Cultura, afirmando o seu compromisso com a difusão cultural e com a memória de Belo Horizonte.
A Casa Rosada Gasmig Minas possui dois ambientes tombados pelo patrimônio histórico.
A parte da frente é a casa propriamente dita, datada de 1929. Para este espaço, foram convidados os curadores Marconi Drummond e Maurício Meirelles. Eles são responsáveis por criar um projeto de exposição que dialoga com o espaço e com a história da rua da Bahia e da construção da capital mineira.
A parte de trás da casa será ocupada por eventos culturais, exposições temporárias e café.
Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!