Esporte

Usina de Talentos

Torneios de base realizados no Minas potencializam futuras promessas do vôlei feminino

Com o intuito de manter a tradição e o DNA de clube formador, o Minas Tênis Clube abre as portas para equipes de base a fim de promover um intercâmbio entre jovens talentos da modalidade. Desde junho, as quadras da Arena UniBH e Arena Itambé (Areninha) são palcos da Copa Minas. A competição favorece duelos emocionantes e de alto nível técnico, com a presença de atletas de diversas regiões do Brasil e do mundo.

A tradicional competição promovida pelo Clube já faz parte do calendário da modalidade há anos e é fundamental para dar ritmo de jogo para as atletas. Neste ano, a Copa Minas Sub-18 tornou-se Copa Internacional U18, já que contou com a participação do Sports Performance Volleyball Club, de Chicago (EUA). A equipe estadunidense se consolidou como a grande campeã do torneio e o Minas se garantiu entre os quatro melhores, parando na semifinal. 

“Um dos objetivos deste ano era aumentar o número de jogos em todas as categorias e estamos fazendo muito bem. Começamos o ano sendo os campeões da Nike Boston Festival, em Boston (EUA), que foi uma experiência muito além da taça. Fizemos uma imersão na cultura americana e promovemos o intercâmbio entre atletas de diferentes nacionalidades. Recentemente, recebemos em nossa casa um dos times estadunidenses com o melhor programa de base do mundo. Isso não tem preço! Acreditamos muito que as conexões são a fórmula para o crescimento das nossas atletas”, pontuou o treinador principal da base do vôlei feminino minastenista, Edgard da Gama.

Outras categorias também já estiveram em quadra. Os times Sub-15 e Sub-16 demonstraram garra, talento e espírito de equipe e conquistaram os títulos das categorias com autoridade, enquanto o Sub-17 parou nas quartas de final. 

Para o técnico Tiago José Silva, o torneio tem por objetivo maior preparar as atletas para as grandes disputas nacionais do calendário de base. “As Copas são de extremo valor para as atletas, porque permitem que elas tenham experiência num nível mais alto. Além disso, incrementam a preparação para os principais torneios do ano”, disse. 

O técnico também avalia seu papel na formação das potências minastenistas. “Estar trabalhando com esses “potenciais” está sendo muito favorável para mim e também para elas. Tenho a visão do trabalho que é desempenhado com a equipe de ponta: como deve ser feita a preparação dessas atletas, situações que podem levá-las ao mais alto nível, entre outros pontos”. Tiago foi analista de desempenho da equipe Gerdau Minas nas últimas três temporadas.  

Tiago José: lapidar a base para atingir o mais alto nível na ponta (Foto: Hedgard Moraes/MTC)Tiago José: lapidar a base para atingir o mais alto nível na ponta (Foto: Hedgard Moraes/MTC)

Minas 90 anos

Considerado um dos principais e mais importantes clubes formadores do país, o Minas Tênis Clube comemora 90 anos em 15 de novembro. Para marcar a data, as comemorações vão se estender ao longo de todo o ano, com uma série de ações especiais. Nesta temporada, o Gerdau Minas entrou no clima festivo e passou a usar uniformes exclusivos em homenagem às nove décadas do Clube. Saiba mais em minas90anos.com.br.

Siga as redes sociais do vôlei do Minas:
Instagram: @mtcvolei
Facebook: /mtcvolei

As atletas do voleibol do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e são beneficiadas com recursos de projetos aprovados nas Leis Federal e Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projetos Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.045206/2024-92 e Formação e Desenvolvimento de Atletas de Voleibol Feminino Sub 14/21 e Masculino Sub 15/21 Ano III, nº 2024.08.0029, Decreto nº 46.308/2013. Este Projeto Esportivo é viabilizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais, possibilitando que empresas utilizem o saldo do “ICMS Corrente” para realização de atividades esportivas de forma gratuita para a população. Os técnicos Rodrigo Fuentealba e Tiago Silva, o fisioterapeuta Ricardo Carvalho e o preparador físico Gabriel Souza participam do MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.