Esporte

De malas prontas

Guerreiras de Aço voltam à China para mais uma edição do Mundial de Clubes

Em chinês, 開始了. Em português, aqui vamos nós. Entre os dias 16 e 22 de dezembro, as Guerreiras de Aço desembarcam na província de Hangzhou para a disputa do Campeonato Mundial de Clubes Feminino 2024. Oito equipes de diferentes continentes são divididas em dois grupos que disputam entre si o título de melhor do mundo.

Serão mais de 30 horas de viagem até o desembarque na cidade chinesa, com escalas no Aeroporto de Guarulhos (GRU) e no Aeroporto Internacional de Hamad em Doha, no Catar. Os melhores resultados do Minas Tênis Clube na competição feminina, até o momento, são os vice-campeonatos de 1992 e 2018.

As atuais campeãs da Superliga estão no Grupo A, ao lado do Vero Volley Milano, da Itália, Zamalek, do Egito, e Tianjin Bohai Bank, anfitrião do torneio. O técnico Nicola Negro ressalta a qualidade dos adversários e os pontos positivos que a participação desperta para o decorrer da temporada. “No Mundial, disputamos jogos de altíssimo nível com as melhores equipes do mundo. Essa é a nossa sexta participação consecutiva no torneio e, sempre que retornamos, conseguimos perceber um aumento no nosso nível de jogo e um crescimento no desempenho das atletas”, disse o comandante.

“Não consigo calcular o tanto que estou animada para esse desafio”. O entusiasmo de Kika em seu primeiro desafio internacional por clubes revela o tanto que a nova líbero da temporada se sente em casa. A atleta foi anunciada como o novo reforço do Gerdau Minas em junho e, em menos de cinco meses, já conquistou dois títulos: o Campeonato Mineiro e a Supercopa Feminina.

“Foram meses intensos. Mas acredito que a comunicação e a confiança no trabalho estão sendo a chave para a boa campanha que estamos fazendo até agora. O desafio que tenho em mãos foi e está sendo muito grande, mas o fato do time me acolher muito bem facilita o processo. Sei que ainda tenho que evoluir e por isso sigo trabalhando forte para os próximos desafios, dentre eles o Mundial”, afirmou.

No Grupo B, Dentil/Praia Clube, Conegliano, da Itália, NEC Red Rockets, do Japão, e Lp Bank NNH Bing, do Vietnã, buscam as vagas para a semifinal, que acontece no dia 21 de dezembro. A grande final e a decisão do 3º lugar estão marcadas para o dia 22. 

Confira os compromissos do Gerdau Minas no Mundial de Clubes (horário de Brasília):

16/12 – 22h | Gerdau Minas x Vero Volley Milano (ITA) | Yellow Dragon Sports Center, Hangzhou (CHI)
18/12 – 1h30 | Gerdau Minas x Zamalek (EGI) | Yellow Dragon Sports Center, Hangzhou (CHI)
20/12 – 8h30 | Gerdau Minas x Tianjin (CHI) | Yellow Dragon Sports Center, Hangzhou (CHI)

Patrocinador: Gerdau
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: KTO
Patrocinador: Itambé
Material esportivo: Nakal

Siga as redes sociais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

As atletas do voleibol feminino do Minas são beneficiadas com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes. O fisioterapeuta Ricardo Carvalho e o preparador físico Alexandre Marinho participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes. O Campeonato Brasileiro de Voleibol – Superliga de Voleibol Feminino – 2024-2025 faz parte do Calendário de Campeonatos Interclubes – CBC 2024, e os atletas e comissão técnica do Minas participam conforme o Termo de Compromisso nº 1105 – Ciclo Olímpico 2021/2024, parceria Minas e CBC.