Paredão Kudiess
“Foi uma fase desafiadora, mas cada dia de dedicação me tornou mais forte e mais preparada”. As palavras de Julia Kudiess aquecem o coração de qualquer torcedor minastenista. A central do Gerdau Minas teve a lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) confirmada em maio do ano passado e agora, nove meses depois, retorna às quadras. Tida como um dos principais nomes da nova geração do vôlei nacional, ela contou com o suporte da equipe multidisciplinar do Minas Tênis Clube para reencontrar o alto rendimento.
Conhecido por sua excelência na recuperação de atletas, o Minas Tênis Clube se compromete com a saúde e o bem-estar daqueles que levam seu nome pelo Brasil e o mundo. Julia sofreu a lesão enquanto defendia a seleção brasileira em um jogo válido pela Liga das Nações (VNL). Logo que iniciou o tratamento, já em Belo Horizonte (MG), esteve sob a observação do ortopedista Rodrigo Vaz, responsável pela cirurgia realizada no dia 22 de maio. Desde então, outros profissionais foram envolvidos no tratamento da atleta, como os fisioterapeutas Bruna Melato e Ricardo Alves e o preparador físico Alexandre Marinho.
Gerente Multidisciplinar de Esporte de Alto Rendimento do Minas, José Ricardo Claudino Ribeiro revela a conduta impecável da atleta durante o tratamento e a importância do aspecto mental nesses casos. “A Julia é uma atleta muito sólida emocionalmente. Apesar do baque, ela sempre soube olhar com perspectivas futuras para o seu tratamento, o que trouxe resultados melhores. Sua disciplina com os trabalhos que eram realizados dentro e fora do Clube, na fisioterapia, foi importante para que ela avançasse com mais prontidão e menos medo, que é muito comum para atletas jovens que passam por essa lesão”, ressaltou.
No fim de janeiro, a cria do Minas concluiu o tratamento. Sua reestreia parecia roteiro de filme: ovacionada pelo público presente na Arena UniBH, a central entrou para sacar e fez logo um ace. Na ocasião, o Gerdau Minas conquistou a vitória diante do Brasília Vôlei no tie-break. “Acredito que o principal fator para me manter motivada ao longo desses meses foi a confiança no trabalho que estava sendo realizado. Estou extremamente feliz e empolgada com o que está por vir”, disse.
Julia comemorou com entusiasmo o primeiro ponto no retorno às quadras (Foto: Hedgard Moraes/MTC)
Dona de três edições da Superliga (2020/21, 2021/22 e 2023/24), duas Copas Brasil (2021 e 2023), três Campeonatos Estaduais (2020, 2022 e 2024), dois Sul-americanos (2022 e 2023) e duas Supercopas (2023 e 2024), o retorno de Julia é proveitoso para o próximo desafio das Guerreiras de Aço. Na próxima sexta-feira (7/2), às 21h, o Gerdau Minas enfrenta o Osasco São Cristóvão Saúde pela semifinal da Copa Brasil. Se passar, aguarda o vencedor de Dentil/Praia Clube e Sesi Bauru para a decisão marcada para sábado (8/2), também às 21h30. Todo o torneio tem transmissão do SporTV 2.
Patrocinador: Gerdau
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: KTO
Patrocinador: Itambé
Material esportivo: Nakal
Siga as redes sociais do Gerdau Minas:
Instagram: @mtcvolei
Facebook: /mtcvolei
As atletas do voleibol feminino do Minas são beneficiadas com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes. O fisioterapeuta Ricardo Carvalho e o preparador físico Gabriel Souza participam do Projeto MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.
