Histórico
Um momento histórico no mundo do esporte. Nesta quinta-feira (20/3), a ex-nadadora Kirsty Coventry, de 41 anos, foi eleita a primeira mulher a assumir a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). Coventry disputou cinco Olimpíadas e conquistou sete medalhas olímpicas. Durante sua trajetória no esporte, seus caminhos se cruzaram com os do Minas Tênis Clube, em 2011, quando fez parte do elenco minastenista campeão do Troféu Maria Lenk.
Dentre os títulos conquistados pela ex-atleta do Zimbábue estão as medalhas de ouro das provas de 100m e 200m costas e 200m e 400m medley do Maria Lenk, no Rio de Janeiro, enquanto vestia a camisa do Clube, segundo dados do acervo histórico da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Carregando a bandeira azul e branca, a próxima presidente do COI também foi a nadadora mais eficiente da competição, com 345 pontos. No total por equipes, o Minas ganhou 47 medalhas, sendo 18 de ouro, 17 de prata e 14 de bronze, terminando na primeira colocação.
Para o presidente Carlos Henrique Martins Teixeira, a eleição de uma ex-atleta reforça o legado da instituição com o mundo do esporte. “Neste ano tão especial, em que celebramos os 90 anos do Minas Tênis Clube, somos agraciados com uma conquista histórica: a eleição da primeira mulher presidente do Comitê Olímpico Internacional, uma ex-atleta que representou nossas cores. Este feito extraordinário simboliza a essência do nosso Clube, pois, em 2011, Kirsty se reuniu com nossa base, palestrou para os jovens atletas e hoje alguns desses estão competindo em diversas piscinas.”
Marcelo Vaccari, assistente técnico do Arezzo&Co/Minas e que presenciou a passagem da africana pelo Clube, guarda boas memórias da passagem dela. “Kirsty é uma ótima pessoa, uma atleta de nível internacional, que chegou para reforçar o nosso time. Conversamos bastante, foram cerca de dez dias de grande aprendizado. Ela foi super acessível e participou de diversas ações com a base. Foi uma visita maravilhosa para a equipe, para o Minas e para a natação brasileira”, celebrou.