Notícias

Outros

Incentive o Minas

Sócios que doam parte do IR ajudam o Minas a fomentar o esporte e a cultura

É muito fácil e está ao alcance de todos – pessoas físicas e jurídicas – colaborar para o desenvolvimento
do esporte e da cultura em Minas Gerais e no Brasil. E o melhor: sem ter que “colocar a mão no bolso”. Basta doar parte do imposto de renda devido aos projetos aprovados pelo Minas nas Leis Federais de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06) e à Cultura (Lei nº 8.313/91).

Para projetos esportivos, as pessoas jurídicas tributadas em lucro real podem destinar até 1% do imposto de renda devido. Já para os projetos culturais, as mesmas empresas podem destinar até 4% do imposto de renda devido. 

Já as pessoas físicas, desde que façam a declaração completa, podem doar até 6% do imposto de renda devido, seja para projetos esportivos e/ou culturais.

“Quando uma pessoa ou empresa faz a doação para os projetos esportivos e culturais do Minas, ela sabe como o dinheiro será investido e quais resultados pode esperar. Ou seja, quem doa decide qual será o destino do imposto que paga. E o doador não tem qualquer ônus”, afirma o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago.

O Minas foi o primeiro clube brasileiro a apresentar projetos para aprovação na Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Desde 2007, foram 27 projetos aprovados, beneficiando, em média, 800 jovens atletas/ano. Os recursos captados são investidos em infraestrutura para treinos, uniformes, viagens para competições e contratações de profissionais especializados. Em 2020, os projetos do Minas receberam aportes de 34 empresas e 1.325 pessoas físicas, por meio da doação de parte do imposto de renda devido.

VOCÊ DECIDE
Sócios e pais de atletas escolheram investir parte do imposto de renda devido em projetos do Minas

Poder optar sobre o destino de parte do imposto de renda devido é um dos principais motivos que levam sócios, pais de atletas, pessoas físicas e pessoas jurídicas a investirem no Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Minas, que envolve 800 jovens em oito modalidades esportivas.

O apoio de pessoas físicas e jurídicas ao trabalho executado no Clube, além de vitórias nas quadras, piscinas e tatames, garante aos jovens atletas formação baseada nos valores agregados ao esporte, como determinação, disciplina, espírito de equipe e respeito. Veja, abaixo, depoimentos de três associados que fazem questão de contribuir:

Foto: Orlando Bento / Minas Tênis ClubeFoto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

"Comecei a doar parte meu imposto de renda para o projeto de formação esportiva do Minas em 2017. Sou sócio, faço parte do grupo de corredores do Clube e, para mim, esporte é fundamental na vida de todo mundo. Além disso, destinar parte do imposto de renda devido “não nos custa nada”. - Mario Celso Lamas Cavaca, administrador, integrante da equipe Unimed-BH/Minas.

 

Foto: Orlando Bento / Minas Tênis ClubeFoto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

"Eu apoio os projetos da Lei de Incentivo ao Esporte do Minas Tênis Clube há mais de seis anos. A minha filha, Maria Paula Heitmann, faz parte da equipe de natação do Clube, e eu sei que o projeto apoia não só a natação, mas também outros esportes. Os recursos destinados ao projeto podem ser investidos para compra de novos equipamentos esportivos, melhoria nas condições de treinamento e participação dos atletas e técnicos nas principais competições. Então, na minha visão, é melhor destinar uma parte do meu imposto de renda para um projeto gerido pelo Clube, que incentiva o desenvolvimento do esporte". - Leonardo Heitmann e a filha Maria Paula, 22 anos, nadadora da equipe Teknisa/Minas.

 

Foto: Orlando Bento / Minas Tênis ClubeFoto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

"A gente doa desde 2018 e acho importante ter esse poder de fazer a opção de destinar parte do nosso imposto de renda para o esporte, que é uma atividade em que a gente acredita, ao invés de dar o dinheiro para o governo. Muitas vezes, as pessoas não têm a noção desse empoderamento. E a gente que tem filho praticando esporte no Minas faz isso com muita consciência e muita motivação". - Eduardo Corrêa Almeida, pai de Gabriel Pessoa Soares de Almeida, atleta da equipe de basquete Sub-16.

 

COMO FAZER A DOAÇÃO

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O PASSO A PASSO DE COMO FAZER A SUA DOAÇÃO PARA OS PROJETOS ESPORTIVOS E CULTURAIS DO MINAS!

E AQUI VOCÊ JÁ CONSEGUE FAZER O CÁLCULO DE QUANTO PODE DOAR.

 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato com a nossa equipe, pelos telefones 3516-1329 ou 3516-1334 ou pelo e-mail leideincentivo@minastc.com.br

 

INCENTIVO AO ESPORTE E À CULTURA: AQUI NO MINAS, ISTO É LEI!

 

Siga as redes sociais oficiais do Minas:

Facebook: /minastenisclube
Instagram: @minastenisclube


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!