Esporte

Parceria de sucesso

Minas Tênis Clube e Gerdau ampliam parceria com projeto social de iniciação esportiva

Crianças e adolescentes receberão aulas gratuitas de iniciação esportiva no vôlei e futsal (Foto: Orlando Bento/MTC)Crianças e adolescentes receberão aulas gratuitas de iniciação esportiva no vôlei e futsal (Foto: Orlando Bento/MTC)

Para apoiar o desenvolvimento integral de crianças e jovens pelo interior de Minas Gerais, a Gerdau e o Minas Tênis Clube, referência na formação de atletas, inauguraram o projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social”, nesta quinta-feira (14/7), em Ouro Branco (MG). Estiverem presentes autoridades locais, representantes das duas instituições e atletas do Clube.

A iniciativa terá como foco crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, dos municípios de Ouro Branco e Itabirito, que receberão aulas gratuitas de iniciação esportiva e suporte para a prática das modalidades de futsal e vôlei. No total, 240 jovens serão orientados por profissionais capacitados e treinados na metodologia da Escola de Esportes do Minas Tênis Clube. As inscrições, que foram abertas no mês de junho, se esgotaram rapidamente.

Para o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago, o projeto será uma importante ferramenta de transformação social. “Sempre acreditamos na força do esporte para a promoção da cidadania e essa iniciativa, junto com a Gerdau, certamente vai criar oportunidades para centenas de jovens. Acredito que, muito em breve, poderemos ver o impacto e os resultados positivos desse projeto na formação de potenciais atletas e, principalmente, de bons cidadãos nos municípios onde a Gerdau possui operações”, comenta o dirigente.

De acordo com Wendel Gomes, diretor executivo da Gerdau, a empresa compartilha com o Clube o propósito de promover a formação cidadã e a transformação social por meio do esporte. “Acreditamos que o aprendizado esportivo e a cidadania são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade. Por isso, queremos ir além das quadras e mostrar valores como disciplina, foco, coletividade. Fazer parte deste projeto é uma forma de deixar um legado definitivo para municípios onde estamos presentes e fazer dos jovens protagonistas do próprio futuro”, afirma.

O projeto “O esporte como ferramenta de inclusão social” é patrocinado pela Gerdau por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Juninho, central do Itambé Minas, e Everton, goleiro do Futsal do Minas, também participaram do evento (Foto: Orlando Bento/MTC)Juninho, central do Itambé Minas, e Everton, goleiro do Futsal do Minas, também participaram do evento (Foto: Orlando Bento/MTC)

Parceria de aço

A Gerdau anunciou recentemente que será a patrocinadora máster da equipe feminina de vôlei do Minas Tênis Clube, que passou a se chamar Gerdau Minas. A companhia também segue estampando a marca na camisa do time masculino, agora em nova posição. A parceria entre as duas instituições teve início em 2021 e também se estende às categorias de base do Clube. Atualmente, a Gerdau patrocina o Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas, que prepara jovens para se tornarem atletas de alto rendimento, além do apoio ao projeto social “O esporte como ferramenta de inclusão social”.

Sobre a Gerdau

Com 121 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Em 2031, as emissões de carbono da Gerdau vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Sobre o Minas Tênis Clube

Com 86 anos de existência, o Minas Tênis Clube é um dos principais clubes sociodesportivos do Brasil e se orgulha de possuir uma história de crescimento e sucesso que, diversas vezes, se cruza com momentos marcantes do desenvolvimento de Belo Horizonte, de Minas Gerais e de todo o país. A instituição é exemplo na prestação de serviços de excelência aos sócios; protagonista no fomento esportivo nacional, aliando a busca pelo alto rendimento à educação cidadã de crianças e jovens; e polo de democratização do acesso cultural, por meio de programação de qualidade para todas as idades.