Na Argentina
Um clássico brasileiro em terras argentinas. Quando a bola subiu, em Córdoba, para o líder e o vice-líder do Novo Basquete Brasil (NBB), o que se viu foi um jogo bastante disputado, porém, com altos e baixos nos dois lados da quadra. Minas e Flamengo estiveram frente a frente e a equipe carioca levou a melhor na partida, que marcou a despedida minastenista na fase de classificação da Basketball Champions League Americas (BCLA). Garantido na próxima fase da competição continental, o Flamengo venceu por 70 a 61, com parciais de 17/15, 21/14, 12/18 e 20/14. Mesmo com o revés, o Minas se mantém na segunda posição do Grupo D e pode confirmar a classificação nesta sexta-feira (26/3), caso a equipe carioca vença o Instituto Córdoba. O duelo entre brasileiros e argentinos será às 19h10.
O destaque do Minas na partida foi JP Batista, que somou 13 pontos, mais seis rebotes e deu uma assistência. O também pivô Ronald conseguiu um duplo-duplo, com 10 pontos e 11 rebotes, mais uma assistência. Além deles, o armador uruguaio Luciano Parodi somou dois dígitos na partida, com 12 pontos e mais três rebotes e três assistências.
JP Batista foi o destaque do ataque minastenista no jogo (Foto: Leonardo Gomez)
A delegação minastenista retorna para Belo Horizonte nesta sexta-feira (26/3). O time aguarda a Liga Nacional de Basquete (LNB) definir as novas datas dos três jogos que restam para o término da fase de classificação do NBB. O Minas enfrenta o Pinheiros, o Fortaleza Basquete Cearense e o Bauru. As datas e os locais dos jogos serão confirmadas nos próximos dias pela LNB.
Em quadra
Na noite dessa quinta-feira, o time mineiro acabou esbarrando nas falhas cometidas do jogo, especialmente no primeiro tempo. Nos minutos iniciais, os dois times tiveram dificuldades para criar as suas jogadas, o que deixou a partida bem lenta. Aos poucos, o jogo ganhou mais velocidade, porém, o Flamengo foi mais eficiente no primeiro e no segundo período e cometeu menos erros que a equipe mineira, que foi para o vestiário atrás no placar: 38 a 29 (17/15 e 21/14).
No segundo tempo, o jogo foi diferente. O Minas partiu para cima do Flamengo e buscou uma reação, fazendo um terceiro período mais agressivo com Ronald, Gui Santos e David Jackson. Com mais qualidade ofensiva, o time chegou a diminuir a diferença para apenas um ponto, mas, na última bola, o time carioca conseguiu abrir vantagem de novo: 50 a 47 (12/18). No último quarto, o Minas foi valente e tentou manter o ritmo do terceiro período, porém, alguns erros de ataque acabaram prejudicando o time. Por outro lado, o Flamengo conseguiu manter a consistência no ataque e venceu o duelo: 70 a 61 (20/14).
Destaques do Minas
– JP Batista – 13 pontos, seis rebotes e uma assistência.
– Luciano Parodi – 12 pontos, três rebotes e três assistências.
– Ronald – 10 pontos, 11 rebotes e uma assistência.
Ficha Técnica
Flamengo: Léo Demétrio, Martinez, Rafa Mineiro, Yago e Marquinhos. Entraram: Jhonathan, Gonzalez, Diego, Hettsheimeir e Olivinha. Técnico: Gustavo Conti.
Minas: Parodi, Gui Carvalho, David Jackson, David Nesbitt e Ronald. Entraram: Davi, JP Batista, Gui Santos, Queirós e Rafa Moreira. Técnico: Léo Costa.
Árbitros: Roberto Vazquez (Porto Rico), Diego Chiconato (Brasil) e Danielo Ariel Molina (Argentina).
Jogos do Minas na BCLA – GRUPO D
Bolha 1 – Sede: Rio de Janeiro (RJ)
– Flamengo (79 x 69) Minas
– Minas (100 x 85) Instituto Córdoba
Bolha 2 – Arena MTC, em BH
– Minas (81 x 84) Instituto Córdoba
– Minas (93 x 96) Flamengo
Bolha 3 – Arena Angel Sandrin: Córdoba (Arg)
– Instituto Córdoba (80 x 88) Minas
– Flamengo (70 x 61) Minas
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete
Fotos: Leonardo Gomez e Divulgação/FIBA