Esporte

Foco no Mundial

Itambé Minas conclui aclimatação na Índia com vitória em amistoso

Bangalore, Índia – Em busca do inédito título do Campeonato Mundial de Clubes, a equipe Itambé Minas finalizou o período de aclimatação no país asiático. Uma das atividades da programação do time minastenista foi a disputa de um amistoso na noite desse domingo, contra a equipe da Universidade de Calicut. Nesta segunda-feira (4/12), o Itambé Minas se juntou aos demais times que vão brigar pelo título mundial, no Renaissance Bengaluru Race Course – hotel oficial da competição.

No jogo-treino, disputado em cinco sets, com vitória do Itambé Minas em todas as parciais, o técnico Guilherme Novaes colocou em quadra todos os atletas do elenco. “Foi uma grande oportunidade para rodar a equipe, manter um bom ritmo de jogo e, principalmente, conhecer um pouco da escola indiana de voleibol, já que vamos enfrentar uma equipe local logo na estreia do Mundial. Além disso, fomos muito bem recebidos aqui, então isso facilitou o nosso processo de adaptação. Seguimos trabalhando em busca dos nossos objetivos”, destaca o treinador.

(Foto: Hyago de Paula/Minas Tênis Clube)Elenco do Itambé Minas está focado na disputa do Mundial (Foto: Hyago de Paula/Minas Tênis Clube)

Tetracampeão da Superliga (1999/00, 2000/01, 2001/02 e 2006/07), o time minastenista carimbou o passaporte para o Mundial após garantir o vice-campeonato no Sul-Americano 2023. No Grupo A, o Itambé Minas vai estrear diante do Ahmedabad Defenders, atual campeão da liga indiana, na quarta-feira (6/12), às 12h (horário de Brasília). No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez de encarar o Perugia, da Itália, que chega para defender o título mundial. No Grupo B, estão o Halkbank, da Turquia, o Sada Cruzeiro e o atual campeão asiático, Suntory Sunbirds, que vai representar o Japão. As duas melhores equipes de cada grupo avançarão para as semifinais.

A delegação do Itambé Minas desembarcou na Índia na noite da última sexta-feira, após 33 horas de viagem. O período de aclimatação do elenco minastenista foi realizado no Padukone – Dravid Centre For Sports Excellence, principal centro de treinamento de alto rendimento de Bangalore, que integra nove modalidades esportivas e que também é a casa do Bengaluru Torpedoes, time da liga indiana de voleibol.

Itambé Minas contou com apoio de clube indiano na aclimatação (Foto: Hyago de Paula/Minas Tênis Clube)Itambé Minas contou com apoio de clube indiano na aclimatação (Foto: Hyago de Paula/Minas Tênis Clube)

O capitão do Itambé Minas, Lucas Lóh, destacou a importância do período de aclimatação. “Nos primeiros dias na Índia focamos em nos adaptar ao fuso horário local, já que são 8h30 a mais do que no Brasil. Além de estabelecer uma boa rotina de sono, precisávamos nos acostumar com a alimentação e com o clima local. Então foi muito importante para a equipe chegar no país alguns dias antes da competição e realizar algumas sessões de treinamentos na estrutura que o Minas Tênis Clube nos proporcionou”, finaliza.

Mundial de Clubes 2023

6/12 – 12h | Ahmedabad Defenders (IND) x Itambé Minas | Bangalore (IND) | ESPN e Star Plus
7/12 – 12h | Perugia (ITA) x Itambé Minas | Bangalore (IND) | ESPN e Star Plus
9/12 | Semifinais 
10/12 | Disputa de 3º lugar e Final

Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Gerdau
Patrocinador: EstrelaBet
Material esportivo: Nakal

Siga as redes sociais do vôlei do Minas:

Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

Os atletas do vôlei masculino são beneficiados com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O técnico Guilherme Novaes, o fisioterapeuta Filipe Augusto e o preparador físico Davidson Alves participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.

O Campeonato Brasileiro de Voleibol – Superliga de Voleibol Masculino – 2023-2024 faz parte do Calendário de Campeonatos Interclubes – CBC 2023, e os atletas e comissão técnica do Minas participam conforme o Termo de Compromisso nº 1105 – Ciclo Olímpico 2021/2024, parceria Minas e CBC.