Notícias

Esporte Vôlei Masculino

Entrevista

Honorato: Treinos, novos cursos e o desejo de fazer história

Em quarentena desde o encerramento da Superliga 2019/20, ainda em abril, o ponteiro Honorato viu a sua rotina mudar e conta como tem sido os dias ao lado da família, em Uberlândia (MG). O jovem jogador do Minas mantem a rotina de treinos e tem buscado aprender novas atividades durante esse período. Um dos destaques da última edição da Superliga, com 68% de “positividade” na recepção, segundo os dados da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Honorato fala sobre a sua preparação para o fundamento e que quer fazer história com a camisa do Minas e da seleção. Confira a entrevista com o ponteiro minastenista.

Assessoria de Comunicação – Alguns meses já se passaram desde o início da quarentena. Como tem sido a sua rotina durante esse período?

Honorato – Estou passando a quarentena em Uberlândia, com a minha família, e estou mantendo uma rotina de treinamentos físicos. Todo dia faço alguma coisa para não ficar parado. Tenho feito essa parte física seguindo as orientações do Davidson, nosso preparador físico. Temos uma ficha que é bem tranquila para fazer em casa utilizando alguns pesos.

Assessoria de Comunicação – Tem feito outras atividades nesse período?

Honorato – Sim, no começo da quarentena eu já tinha noção que não poderia “perder tempo”, então estou aproveitando para aprender coisas novas. Tenho tirado um tempo para ler alguns livros e jogar online ‘cs:go’ (Counter Strike: Global Offensive), também fiz um curso de educação financeira e estou aprendendo a cozinhar (risos). Sempre quis aprender a cozinhar e acho que a quarentena foi a melhor época para começar.

Assessoria de Comunicação – O seu pai é ex-atleta e treinador de vôlei. O seu interesse pelo vôlei surgiu a partir dessa referência em casa? Como foi o início da carreira?

Honorato – Com certeza. Desde novinho eu viajava e ia para os jogos com o meu pai, sempre depois dos jogos eu entrava em quadra e ficava brincando com a bola e com os atletas, tenho muitas lembranças boas. Eu gosto de falar que comecei a minha carreira dentro da barriga da minha mãe mesmo (risos). Comecei a jogar com nove anos no UTC, com o Deivid, que na época era assistente do meu pai. Mas, antes disso, eu brincava de vôlei na garagem de casa, eu contra o meu pai e o meu irmão.

Assessoria de Comunicação – Na última edição da Superliga, você terminou entre os destaques de eficiência na recepção, que é importante para a função de ponteiro. Como é a sua preparação para esse fundamento?

Honorato – Minha preparação é simples: treinar e ser eficiente no treinamento. Sempre gosto de prestar bastante atenção no que o Nery (técnico) ensina, para absorver o mais rápido possível e poder aplicar. Sempre tento fazer o menor número de repetições possíveis para não treinar o erro, então foco sempre em acertar um passe de cada vez no treinamento.

Honorato tem se destacado na recepçãoHonorato tem se destacado na recepção

Assessoria de Comunicação – Você é um jogador que vibra muito nos jogos. Como e o que mais te motiva em quadra? E quais as principais dificuldades?

Honorato – O que mais me motiva é me doar 100% para a equipe e para os meus companheiros, ter certeza que fiz o meu melhor independentemente da situação. Tento passar isso para eles por meio das minhas vibrações, para contagiar o time e elevar o nível do jogo. Acho que a principal dificuldade dentro do jogo é quando o time adversário está muito bem na partida e o nosso time não está tão bem, é muito difícil mudar isso no meio do jogo, mas, ao mesmo tempo, é um grande desafio para nós termos resiliência e “virar essa chave”. É uma característica que os grandes jogadores têm e creio que estou adquirindo isso ao longo do tempo.

Assessoria de Comunicação – A impulsão é uma das suas principais características. Desde as categorias de base já se destacava? É algo que aprimorou ao longo dos anos?

Honorato – Eu fui aprimorando ao longo do tempo, quando era mais novo não saltava muito, mas, com o passar dos anos, eu comecei a dar bastante ênfase na parte física, sempre respeitando o meu limite para não machucar.

Assessoria de Comunicação – Você já representou a seleção brasileira em diversas de competições e foi medalhista nos Jogos Pan-americanos de Lima 2019. Como foram essas experiências?

Honorato – Foram experiências muito legais e de grande crescimento pessoal e profissional. Desde novinho eu tinha esse sonho de estar lá, mas, agora, quero ainda mais buscar o meu espaço e me firmar para, quem sabe, jogar uma olimpíada e ser campeão, é um sonho.

Assessoria de Comunicação – Você é um atleta jovem, com uma carreira promissora. Quais são os seus planos e sonhos profissionais?

Honorato – Tenho muitos sonhos profissionais, como jogar na Itália e na Polônia, jogar uma olimpíada e ser campeão, ganhar algumas premiações individuais em campeonatos mundiais e fazer história com a camisa do Minas e da seleção brasileira.

Assessoria de Comunicação – Como acha que essa pandemia pode influenciar os rumos do esporte mundial?

Honorato – Vamos ter que nos adaptar, não sei como serão os jogos, se terão torcida ou não, mas o mundo inteiro foi afetado, então temos que ter paciência e acatar as medidas impostas pela Organização Mundial da Saúde. Só o tempo irá dizer.

Jogador tem aproveitado a quarentena para jogar "Counter Strike"Jogador tem aproveitado a quarentena para jogar "Counter Strike"

De bate-pronto...

Um jogo inesquecível?
Honorato – Minas 3 x 2 EMS Taubaté Funvic – 2º turno da Superliga 2019/20.

Um ídolo no esporte?
Honorato – Giba.

Ponto de saque ou ponto de bloqueio?
Honorato – Bloqueio.

Se não fosse jogador. O que seria?
Honorato – Jogador de Counter Strike (gamer).

Prato preferido?
Honorato – Churrasco. 

Um lugar especial?
Honorato – Barra de São João.

Patrocinador: Newton Paiva
Patrocinador: Axial
Fornecedor de Material Esportivo: Icone

Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!