Esporte

Disputas nacionais

Itambé Minas e Gerdau Minas buscam títulos da Copa Brasil de vôlei

As equipes Itambé Minas e Gerdau Minas vão disputar, nos próximos dias, as fases finais das edições masculina e feminina da Copa Brasil 2023, competição que reúne os oito melhores colocados do primeiro turno da Superliga. Os times minastenistas, que recentemente conquistaram títulos do torneio, embarcam com destino à Jaraguá do Sul (SC), cidade que sediará as decisões do torneio este ano. Todas as partidas são disputadas na Arena Jaraguá, com transmissão pelo SporTV 2.

Itambé Minas defende o título da Copa Brasil (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)Itambé Minas defende o título da Copa Brasil (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)

Pelo título

Atual campeão da Copa Brasil masculina, o Itambé Minas garantiu vaga na competição após fechar o primeiro turno da Superliga na terceira posição. Na formação da chave, o time minastenista encarou o sexto colocado, Vedacit Guarulhos, e eliminou a equipe paulista nas quartas de final, por 3 sets a 1, na Arena UniBH. Agora, é a vez de encarar o Farma Conde Vôlei São José na semifinal, no sábado (4/3), às 21h. Em caso de vitória, o Itambé Minas disputará a final no domingo (5/3), contra o vencedor do duelo entre Sada Cruzeiro e Suzano.

O levantador e capitão do Itambé Minas, William Arjona, destaca a importância da equipe multidisciplinar do Clube, principalmente em competições de tiro curto como a Copa Brasil. “São duas decisões em dois dias, então temos poucas horas para recuperar entre um jogo e outro. Por isso, esses profissionais, que atuam nos bastidores, são essenciais para o nosso desempenho. Além disso, temos que manter a concentração e, como capitão, busco contribuir no equilíbrio e na consistência da equipe”, afirma.

Copa Brasil masculina – Semifinal
4/3 – 21h – Itambé Minas x Farma Conde Vôlei São José | Arena Jaraguá | SporTV 2

Gerdau Minas busca o tricampeonato da Copa Brasil (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)Gerdau Minas busca o tricampeonato da Copa Brasil (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)

Em busca do tri

O Gerdau Minas, campeão das edições 1983, 2019 e 2021 da Copa Brasil feminina, fechou o primeiro turno da Superliga na vice-liderança e, por isso, recebeu o então sétimo colocado Pinheiros nas quartas de final. As minastenistas venceram as paulistas em casa, por 3 sets a 1. Com a classificação garantida, o Gerdau Minas disputará a semifinal contra o Sesc-RJ Flamengo, na segunda-feira (6/3), às 21h. Do outro lado da chave estão o Dentil/Praia Clube e o Fluminense, que também buscam vaga na final que será na terça-feira (7/3).

A central e capitã do Gerdau Minas, Carol Gattaz, conhece bem o caminho para o título da Copa Brasil. “Eu já tive a felicidade de levantar este troféu com a camisa minastenista duas vezes e espero ter esse privilégio novamente. A nossa equipe está evoluindo a cada dia, tanto fisicamente quanto tecnicamente, então acredito que chegamos fortes para brigar por mais um título. Sem dúvidas, a união do nosso grupo e a nossa vontade de vencer serão determinantes”, destaca.

Copa Brasil feminina – Semifinal
6/3 – 21h – Gerdau Minas x Sesc-RJ Flamengo | Arena Jaraguá | SporTV 2

Patrocinador do Vôlei Feminino e Masculino: Gerdau
Patrocinador do Vôlei Masculino e Feminino: Itambé
Patrocinador do Vôlei Feminino: Melitta
Patrocinador do Vôlei Feminino: EstrelaBet
Patrocinador do Vôlei Masculino: Axial
Material esportivo: Icone

Siga as redes sociais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

Os atletas do vôlei masculino e feminino são beneficiados com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O técnico Nery Tambeiro, os fisioterapeutas Filipe Augusto e Amanda Santana, e os preparadores físicos Davidson Alves e Alexandre Marinho participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.