Notícias

Esporte Vôlei Feminino

¡Arriba, Peña!

Ponteira do Gerdau Minas, dominicana Yonkaira Peña carimba passaporte para Paris

Nesse sábado (6/7), a ponteira Yonkaira Peña carimbou o passaporte para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. A atleta está entre os 13 nomes selecionados pelo técnico brasileiro Marcos Kwiek para defender o vôlei feminino da República Dominicana na capital francesa.  

Peña renovou contrato com o Gerdau Minas para a nova temporada (Arte/Minas Tênis Clube)Peña renovou contrato com o Gerdau Minas para a nova temporada (Arte/Minas Tênis Clube)

Natural de Santo Domingo, Peña passou por equipes da Polônia, Turquia e Japão antes de se firmar no voleibol brasileiro. Defendeu o Sesc RJ Flamengo na temporada 2017/18 e retornou ao time do técnico Bernadinho em 2021. Naquele ano foi eleita a melhor ponteira da Superliga 2021/22.

A ponteira de 31 anos e 1,90m estendeu seu vínculo com o Gerdau Minas pela terceira temporada consecutiva. Desde que chegou ao Clube da rua da Bahia, conquistou uma Superliga (2023/24), um Sul-Americano (2024), uma Supercopa (2023), uma Copa Brasil (2023) e um Campeonato Mineiro (2022).  

Peña esteve presente no último ciclo olímpico, em Tóquio, e ,naquela ocasião, terminou a campanha na 8ª colocação. No último domingo (30/6), a seleção dominicana venceu o Final Six da Norceca, torneio que reúne as potências da América do Norte, Central e Caribe.

"Vai ser minha segunda Olimpíada e estou muito feliz de ter conseguido a vaga para disputar de novo. É uma competição que todo atleta quer ir, é um sonho. Então estou feliz demais e vamos lutar por uma medalha", disse. 

O conjunto dominicano já conhece seus rivais na primeira fase das Olímpiadas. O time integra o grupo C, junto com Itália, Turquia e Países Baixos. A estreia em quadra está marcada para o dia 28 de julho (segunda-feira), às 4h (horário de Brasília), diante das italianas. Confira o calendário completo da modalidade AQUI.

MINAS EM PARIS

Além da dominicana, o vôlei feminino terá a central Thaisa na seleção brasileira e a ponteira Celeste Plak com os Países Baixos. O time olímpico do Minas Tênis Clube conta ainda com Rayan Castro e o técnico Alexandro Rungue na ginástica de trampolim. Na natação, Fernando Scheffer, Eduardo Moraes e Nicolas Albiero, além do técnico Sérgio Marques e da fisioterapeuta Tatiana Ribeiro. Por fim, no judô, Guilherme Schmidt representa o Clube na categoria meio-médio (81kg). 

Patrocinador: Gerdau
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: KTO
Patrocinador: Itambé
Material esportivo: Nakal

Siga as redes sociais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei

As atletas do voleibol feminino do Minas são beneficiadas com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes. O fisioterapeuta Ricardo Carvalho e o preparador físico Alexandre Marinho participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte - Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes. O Campeonato Brasileiro de Voleibol - Superliga de Voleibol Feminino - 2023-2024 faz parte do Calendário de Campeonatos Interclubes - CBC 2023, e os atletas e comissão técnica do Minas participam conforme o Termo de Compromisso nº 1105 - Ciclo Olímpico 2021/2024, parceria Minas e CBC.


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!