O Minas Tênis Clube lamenta profundamente o falecimento de Walewska Oliveira, medalhista olímpica em Pequim 2008 e cria do nosso DNA Formador.
Walewska iniciou nas categorias de base aos 13 anos, em 1995 ingressou no time principal de vôlei feminino e permaneceu no Clube até 1998. Em 2014 ela retornou ao Minas para mais uma temporada. Referência na modalidade, ela acumulou passagens vitoriosas por grandes Clubes do voleibol nacional e internacional. Vestiu a camisa do Rexona/Ades, São Caetano, Sirio Perugia da Itália, Murcia da Espanha, Zarechie da Rússia, Vôlei Futuro, Vôlei Amil, Osasco e Praia Clube, onde encerrou a carreira em 2022.
As representantes da equipe MRV/Minas de 1996 (da esquerda para a direita): Leila Barros, Fernanda Doval, Ana Flavia Sanglard e Walewska (Acervo Fotográfico/MTC)
Seus títulos impressionam. A ex-central somou cinco Superligas, três Supercopas, três Copa Brasil, três Campeonatos Paulista, dois Campeonatos Mineiro, um Campeonato Sul-Americano, um Campeonato Carioca e um Troféu Super Copa. Fora do Brasil, conquistou outros 12 títulos italianos e espanhóis.
Waleswska no evento que marcou a despedida de Sheilla Castro (Foto: Orlando Bento/MTC)
Com a Seleção Brasileira, a ex-atleta foi bronze nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, e ouro em Pequim, no ano de 2008. Ela também conquistou três vezes o título do Grand Prix de Vôlei (2004, 2006 e 2008) e três Sul-Americano (1999, 2003 e 2007).
Em agosto de 2022, pouco depois do anúncio de sua aposentadoria, Walewska retornou a sua primeira casa para o “Set Final”, evento que marcou a despedida da oposta Sheilla Castro.
Walewska e suas ex-companheiras de Seleção Brasileira no Set Final (Foto: Orlando Bento/MTC)
Com muito respeito, a diretoria do Clube e todos os minastenistas expressam os sinceros sentimentos aos familiares, amigos e fãs da atleta. Descanse em paz, Walewska.
A ex-atleta retornou ao Minas em 2014 (Foto: Acervo Fotográfico/MTC)