Obrigado, Yara!
Ex-treinadora do Minas foi homenageada na Arena (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
A diretoria do Minas concedeu uma homenagem a Yara Ribas, que é ex-atleta, ex-técnica e ex-diretora do vôlei feminino do Clube. Além de multicampeã com as camisas do Minas e da Seleção, Yara foi responsável pela formação de grandes atletas do voleibol brasileiro, como Sheilla Castro, Fabi Claudino, Ana Flávia, Luiza Machado, Walewska, entre inúmeras outras. Com muita competência, sensibilidade e um olhar aguçado para descobrir talentos, Yara se tornou uma referência para atletas, técnicos e dirigentes de várias gerações.
“É uma felicidade muito grande, estou muito emocionada. Passa um filme na cabeça, porque foram mais de 40 anos dedicados ao Clube que valeram muito a pena. Esse reconhecimento é uma gratificação indescritível. É uma satisfação ver que muitas meninas se tornaram atletas de sucesso, mas também cidadãs do bem. Sempre fiz tudo com muito amor e sou muito feliz por tudo o que conquistei com o voleibol. Muito obrigado ao Minas por tudo”, comenta Yara.
Yara, presença fiel nos jogos do Itambé/Minas em Belo Horizonte (MG), recebeu o reconhecimento antes da vitória da equipe sobre o Pinheiros, pela Superliga. Além de um vídeo exibido no telão da Arena, com depoimentos de dirigentes do Clube e de atletas formadas pela ex-treinadora, Yara foi presenteada com uma camisa personalizada do Itambé/Minas e uma placa comemorativa, entregues pela bicampeã olímpica Sheilla e pela atual diretora do vôlei feminino do Minas, Keyla Monadjemi.
Para fotos da homenagem em alta resolução, clique aqui.
“Toda homenagem ainda é pouco pelo tanto que ela deu para o nosso esporte. A Yara tem uma importância gigantesca na formação de atletas de voleibol aqui no Brasil. Muitas atletas começaram a carreira no Minas e conquistaram títulos pela Seleção graças ao talento da Yara de recrutar e ensinar. Ela realmente tocou a vida de muitas atletas, de várias gerações, então temos que reverenciar e continuar aprendendo com ela”, destaca Keyla.
Bicampeã olímpica Sheilla reencontrou uma das primeiras treinadoras (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
Reconhecimento e gratidão
Sheilla Castro – Bicampeã olímpica: “Fico feliz por fazer parte da história da Yara. Ela é uma grande formadora de atletas, mas também de pessoas. Ela sempre teve uma visão muito boa para identificar grandes talentos, para saber quem se tornaria atleta a nível de Seleção. É um exemplo para muita gente”.
Walewska – Campeã olímpica: “A Yara me ensinou a dar os primeiros passos no voleibol. Cheguei no Minas com 12 anos de idade para fazer o meu primeiro teste e fui acolhida por uma pessoa maravilhosa, que sempre vou levar no meu coração”.
Ana Flávia Sanglard – Medalhista olímpica: Se não fosse pela Yara, provavelmente eu não teria sido uma atleta de voleibol. A Yara foi importante e decisiva, principalmente no início da minha trajetória. Ela foi fundamental para a carreira de muitas atletas do voleibol brasileiro. A Yara é única e sou muito grata”.
Yara Ribas, em 1997, durante treinamento de equipe minastenista (Foto: Centro de Memória Minas Tênis Clube)
Carreira vitoriosa
Natural de Gouveia (MG), Yara Ribas chegou no Clube em 1965 e, no mesmo ano, passou a integrar a Seleção Brasileira. Como atleta, foi tricampeã brasileira e campeã sul-americana, entre tantas outras conquistas. Foi considerada a “Atleta do Ano” por seis anos consecutivos, entre 1964 e 1969.
Em 1970, iniciou a carreira como técnica de voleibol no Minas e foi responsável pela formação e seleção de atletas de várias gerações – jogadoras que, na sequência, alcançaram as maiores glórias do esporte mundial. Pela experiência como atleta e a vivência como técnica, Yara também ocupou o cargo de diretora do vôlei feminino do Minas.
Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Melitta
Patrocinador: Gerdau
Patrocinador: Axial
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei
Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube