Judocas minastenistas participam do Meeting Nacional da Base / Foto: Orlando Bento
O ano de 2019 começa, oficialmente, para as equipes de base de judô do Minas. Após um janeiro de muito treino, o foco, agora, é no início das competições, especialmente, as que valem vaga na seleção brasileira. O desafio mais importante para os jovens minastenistas será o Meeting Nacional da Base, nas categorias Sub-18 e Sub-21, que serão disputadas entre os dias 1º e 3 de fevereiro, no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo (SP). A competição vai reunir os principais nomes do judô brasileiro e definirá os atletas que representarão o Brasil nas competições internacionais. O Minas será representado por 15 judocas.
O técnico Fúlvio Miyata vai acompanhar as equipes em São Paulo e, para ele, os atletas do Minas têm de tudo para conquistar bons resultados, já que, em 2018, a equipe minastenista ficou em primeiro lugar na Seletiva Nacional, outra competição usada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para formar a seleção brasileira de base. “O foco neste início de ano é, realmente, nas equipes de base, principalmente, a Sub-18 e a Sub-21. Esta primeira competição definirá os principais atletas da base brasileira e temos boas chances. Tivemos um mês de janeiro de muita preparação e estamos com boas expectativas. Espero bons resultados desta equipe, pois, em 2018, terminamos o calendário como o melhor clube da seletiva de base. O cenário, agora, é outro, mas a nossa equipe é forte e esperamos repetir o bom desempenho do ano passado”, comentou o treinador minastenista.
O Minas será representado pelos jovens Enzo Campomizzi (81kg), Tiago Tarchi (+90kg), Clara Louise (44kg), Jaqueline Nascimento (52kg), Rachel Rocha Silva (52kg) e Layla Belarmino (57kg), no Sub-18. Na categoria Sub-21, representam o Minas Guilherme Fernandes (66kg), Jonas Ribeiro (66kg), João Vitor Santos (66kg), Júlio Koda Filho (73kg), Guilherme Shimidt (81kg), Matheus Oliveira (90kg), Amanda Lima (48kg), Maria Regina Taba (52kg) e Millena Silva (70kg).
Reforço de peso
O judoca Guilherme Schimidt, de 18 anos, é o novo reforço da equipe de judô do Minas. Natural de Brasília (DF), Guilherme é o segundo melhor brasileiro do ranking nacional Sub-21 da categoria até 81kg e um dos judocas mais promissores do País. Em 2018, ele foi campeão brasileiro Sub-18, bronze na Seletiva Nacional e sétimo colocado no Campeonato Mundial Sub-21. “Guilherme é uma contratação excepcional, um atleta muito jovem e que já pode disputar vaga olímpica. Temos um ano e meio para treinar, antes dos Jogos Olímpicos, e ele tem reais possibilidades de representar o Brasil no Japão. É muito difícil, o cenário atual é muito competitivo na categoria dele, mas, como é um atleta novo, podemos investir e apostar. Com certeza ele vai agregar muita qualidade à equipe do Minas”, analisou o técnico Fúlvio Miyata.
Patrocinador: Belo Dente
Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte</p