Esporte

Circuito Cosat

Tenistas representam o Minas em duas competições internacionais

Os jovens tenistas do Minas entram em quadra para a disputa de dois torneios internacionais neste mês. O Banana Bowl e o Brasil Juniors Cup são etapas do Circuito Cosat, organizadas pela Confederação Sul-Americana de Tênis e consideradas duas das competições mais tradicionais do continente. Além de Porto Alegre (RS), os jogos são sediados em  três cidades catarinenses: Caxias do Sul, Criciúma e Gaspar.

Equipe que vai representar o Minas no Circuito Cosat (Foto: Ignácio Costa/Minas Tênis Clube)Equipe que vai representar o Minas no Circuito Cosat (Foto: Ignácio Costa/Minas Tênis Clube)

O Minas tem seis representantes nas competições, distribuídos entre as categorias 12, 14, 16 e 18 anos. São eles Pedro Nastrini, Letícia Kanadani, Washington Junior e Catharina Cardoso, além das estreantes em etapas do Circuito Cosat: Mariana Ramos e Bárbara Baeta. Os atletas estão acompanhados pelos técnicos Fernanda Ferreira e Daniel Klaion.

O técnico principal da base do Minas, Henrique Quintino, destaca a importância da participação em grandes competições para o desenvolvimento dos tenistas. “Nós sempre estimulamos e procuramos dar oportunidades para eles jogarem torneios internacionais, mas também temos o cuidado para identificar o momento ideal de cada atleta. Enfrentando jogadores de outros países eles são desafiados, saem da zona de conforto e, sem dúvidas, ganham muita experiência”, explica.

Para as jovens tenistas que vão jogar uma etapa do Circuito Cosat pela primeira vez, a expectativa é grande: “Vou dar o meu máximo para alcançar um bom desempenho e espero que sejam semanas de muito aprendizado, conquistas e evolução”, afirma Bárbara Baeta. “Fiquei muito feliz pela oportunidade de jogar uma competição deste nível e tenho certeza que vai ser uma ótima experiência, principalmente pela chance de jogar contra atletas de outros países”, finaliza Mariana Ramos.

Patrocinador: Vivo

Siga as redes sociais do tênis do Minas:
Facebook – mtcesporte
Instagram – @mtcesporte

Os atletas do Tênis contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovados Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica – Ano II, nº 2020.02.0137, Decreto nº 46.308/2013.

Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.

Os técnicos Daniel Klaion, Fernanda Ferreira e Maurício Davis, o preparador físico Philipe Marques e a fisioterapeuta Bruna Melato participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e CBC.