O Minas será a casa da principal competição nacional do tênis infantojuvenil. Entre os dias 2 e 11 de maio, as quadras do Centro de Excelência de Tênis do Minas Country e do Minas Náutico serão palco da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) 2023. O torneio vai reunir 496 atletas, o que representa um aumento de 32% em relação à etapa sediada no Clube em 2022. Estarão na disputa tenistas de pelo menos 50 agremiações, que também terão a oportunidade de somar pontos no ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O Minas será representado por 39 atletas e dois alunos da pré-equipe.
Além do Minas Country, os jogos também serão disputados no Minas Náutico (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
O técnico principal da base do Minas, Henrique Quintino, revela a expectativa para a competição. “A estrutura do Minas é uma das melhores do país. E, nesta etapa, vamos receber as principais promessas do tênis brasileiro. Ser sede de um campeonato grande como este, certamente, traz muita visibilidade para o Clube. Aproveito a oportunidade para convidar todos os sócios do Minas para assistirem aos jogos e torcerem por nossos tenistas. Com certeza, serão boas partidas e emoção é o que não vai faltar. O Clube será bem representado no torneio nacional”, afirma.
O CBI também será importante para o desenvolvimento dos atletas minastenistas, como explica o treinador. “A competição é uma grande oportunidade para todos os nossos tenistas disputarem uma competição de alto nível e jogarem contra os principais atletas do Brasil. Por ser dentro de casa, esperamos conquistar uma boa classificação e, para esta etapa, acredito que nossos atletas vão contar com um acréscimo de energia positiva, por jogarem no ambiente em que estão acostumados a treinar e também por terem a família torcendo de perto”, finaliza Quintino.
Gincana do Bem
Os resultados do CBI poderão ser vistos também fora das quadras. Durante o período da competição, será realizada a Gincana do Bem, uma ação social que tem como objetivo a arrecadação de fraldas geriátricas. Voluntários do Minas Tênis Solidário, programa idealizador da ação, receberão as doações em bases que estarão instaladas nos locais dos jogos, entre os dias 2 a 11 de maio, de 9h às 17h. Além das doações dos associados e torcedores, os clubes participantes do CBI estão engajados na causa e, por isso, as duas agremiações que mais ajudarem na arrecadação das fraldas serão premiadas com troféus do Minas Tênis Solidário.

Patrocinador: Vivo
Siga as redes sociais do tênis do Minas:
Facebook – mtcesporte
Instagram – @mtcesporte
Os atletas do Tênis contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovados Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica – Ano II, nº 2020.02.0137, Decreto nº 46.308/2013.
Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.
Os técnicos Daniel Klaion, Fernanda Ferreira e Maurício Davis, o preparador físico Philipe Marques e a fisioterapeuta Bruna Melato participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e CBC.
O CBI® – Tênis – 1ªEtapa Feminino/Masculino – 2023/2024 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes e será sediado pelo Minas Tênis Clube, conforme Termo de Compromisso nº 1105/CBI, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes-CBC, com a coordenação da Confederação Brasileira de Tênis. Aos atletas e comissão técnica dos Clubes parceiros ao Comitê será oferecido o benefício de passagem aérea.