Do Minas para o mundo
Fernanda Ferreira comanda o Time Brasil BRB em competição internacional
Fernanda começou sua carreira como atleta do Minas e agora é técnica do Time Brasil BRB (Foto: Orlando Bento/MTC)
Figurinha carimbada nas convocações do Time Brasil BRB, a técnica minastenista Fernanda Ferreira se prepara para a disputa de uma grande competição internacional com a equipe feminina Juvenil de tênis. A comandante convocou as melhores atletas da categoria 16 anos para a Billie Jean King Cup Junior by Gainbridge, torneio com sede em Córdoba, na Espanha, entre os dias 6 e 12 de novembro.
A equipe, composta por Pietra Rivoli, Carolina Bohrer e Helena Bueno, é a mesma que conquistou o vice-campeonato do Sul-americano de 16 anos, disputado em agosto, no Paraguai. “Optei por manter o entrosamento da equipe que disputou o Sul-americano. Mantenho contato com as jogadoras e seus respectivos treinadores para estar por dentro do dia a dia delas, pois a partir do dia 6 nossa rotina é intensa, com jogos todos os dias”, disse a técnica do Minas.
A última aparição da equipe feminina na Billie Jean King Cup Junior foi em 2019; na época, o Brasil ficou na 15ª posição. Quatro anos depois, Fernanda salientou que o principal objetivo na competição é “fazer história garantindo uma vaga na final”. O melhor resultado foi em 2012, quando a equipe composta por Bia Haddad, Carol Meligeni e Ingrid Martins garantiu a terceira posição.
Prata da casa
A história de Fernanda com o Minas é antiga. Ex-atleta, defendeu as cores do Clube dentro das quadras de 1999 a 2010. Pouco tempo depois assumiu a responsabilidade de moldar o futuro da modalidade se juntando à comissão técnica minastenista.
A treinadora avalia que sua experiência com o Time Brasil traz benefícios para seu trabalho no Clube. “Consigo trazer para os nossos atletas referências dos melhores jogadores do mundo nas categorias 15 e 16 anos. Em 2018, por exemplo, estive no Mundial e acompanhei de perto o desempenho do Carlos Alcaraz, atual número 2 do mundo, e da Coco Gauff, que acabou de ganhar o US Open”.
Siga as redes sociais oficiais do tênis do Minas:
Facebook – mtcesporte
Instagram – @mtcesporte
Os atletas do Tênis contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovados Lei Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Tênis e da Ginástica - Ano II, nº 2020.02.0137, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários. Os técnicos Daniel Klaion, Fernanda Ferreira e Maurício Davis, o preparador físico Philipe Marques e a fisioterapeuta Bruna Melato participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte - Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e CBC.