Esporte

Primeiras medalhas

Com dobradinha no pódio, Minas conquista cinco medalhas no primeiro dia de Troféu Brasil

Brasília (DF) – No primeiro dia de disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes – Troféu Brasil de Judô, os judocas do Clube conquistaram cinco medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. O destaque desta sexta-feira ficou por conta da final da categoria Meio-Médio (81kg), entre os minastenistas Guilherme Schimidt e Guilherme Guimarães. Os dois fizeram uma luta espetacular, levantaram os torcedores presentes no ginásio do Cruzeiro, em Brasília (DF), e formaram a dobradinha minastenista no pódio. A competição continua neste sábado (21/9), a partir das 9h, com os duelos classificatórios. As finais serão a partir das 13h30. O Minas será representado por nove atletas, nos pesos 70kg, 78kg, 90kg, 100kg e +100kg (veja a lista de atletas abaixo).

Mariana Silva, Guilherme Schimidt e Guilherme Guimarães foram ao pódio nessa sexta-feira (Foto: Divulgação/MTC)Mariana Silva, Guilherme Schimidt e Guilherme Guimarães foram ao pódio nessa sexta-feira (Foto: Divulgação/MTC)

O Minas busca o quinto título geral do Troféu Brasil Interclubes (2009, 2011, 2014 e 2016). A equipe feminina já conquistou a competições em três oportunidades (2011, 2013 e 2016), enquanto a equipe masculina também luta para conquistar o quinto título nacional (2003, 2009, 2014 e 2015).

Primeiras medalhas
Uma das lutas mais emocionantes deste primeiro dia de Troféu Brasil Interclubes foi a semifinal da categoria até 52kg feminino, entre a minastenista Maria Taba e Larissa Farias, do Pinheiros, realizada, ainda, na manhã dessa sexta-feira. As duas principais judocas do Brasil da categoria travaram um duelo emocionante e decido apenas aos 9 minutos do golden score, ou seja, no 14º minuto de combate. Maria Taba encaixou diversos golpes, mas atleta do Pinheiros conseguiu se defender. Visivelmente exaustas no tatame, a atleta de São Paulo levou pequena vantagem e conseguiu aplicar um ippon em Maria Taba, que foi para a disputa do bronze.

A primeira medalha de bronze do Minas veio com Larissa Farias (48kg). A minastenista enfrentou Amanda Costa, da Associação Hebraica, de São Paulo, e venceu o duelo.

Na sequência, um pouco recuperada da exaustiva semifinal, Maria Taba superou Liane Lima, do Instituto Reação, do Rio de Janeiro (RJ), e ficou com o bronze do dia. “As minhas lutas contra a Larissa são sempre muito fortes e quase sempre vamos para o golden score. Hoje, foram quase 15 minutos de lutas. Ficamos exaustas, mas não podemos nos entregar. No fim, ela conseguiu vencer. Mas fiquei muito feliz com a medalha de bronze, porque tinha muito tempo que eu não conseguia subir ao pódio na classe sênior e, hoje, deu certo. Agora, é continuar o trabalho e seguir em busca de novos resultados”, comentou Maria Taba, que vai representar o Minas e a seleção brasileira no Campeonato Mundial Sub-21, em outubro, no Marrocos.

Já na noite dessa sexta-feira, Mariana Silva, que voltou a disputar o Troféu Brasil após dois anos afastada, devido a lesões no joelho, fez uma boa competição e chegou à decisão. Na final, a minastenista foi superada pela judoca Alexia Castilho, da Sogipa, e ficou com a medalha de prata.

Em seguida, a primeira final minastenista desta edição do Troféu Brasil. Guilherme Schimidt e Guilherme Guimarães agitaram os torcedores presentes no ginásio. Os fizeram uma luta muito equilibrada e se defenderam de grandes entradas para golpe. O duelo só foi definido com quase 5 minutos de golden score, quando Guilherme Schimidt conseguiu jogar Guilherme Guimarães com as costas no chão e venceu por ippon. Assim, Schimidt conquistou o primeiro ouro para o Minas e Guilherme Guimarães ficou com a medalha de prata.

Em menos de 15 dias, esta foi a segunda medalha de ouro de Guilherme Schimidt em competições nacionais. A primeira, veio no Campeonato Brasileiro Sub-21, realizado na Bahia, no início de setembro. Alguns dias depois, a Confederação Brasileira de Judô convocou Guilherme Schimidt para também representar o Brasil no Campeonato Mundial Júnior, que, segundo o atleta, é o seu objetivo principal para este ano. “Eu estou muito feliz. Isso é o resultado de um trabalho duro e de muita dedicação. Ninguém sabe do meu dia a dia, o quanto eu me dedico ao judô, que é o meu sonho. Agradeço ao Minas por tudo que tem me proporcionado e isso é apenas um passo em minha carreira. Estou feliz pelo resultado, mas, a partir de segunda-feira, estarei de volta aos treinos, com a mesma vontade para ir mais longe. O meu foco é o Campeonato Mundial Sub-21 e, sem dúvida, eu vou dar o meu melhor lá no Marrocos”, destacou o judoca do Minas.

Além dos cinco medalhistas, outros quatro minastenistas terminaram a competição em quinto lugar: Adriano Souza (66kg), Layana Colman e Flávia Gomes (57kg), Júlio Koda Filho (73kg) e Bárbara Ribeiro (63kg).

Um clube diferente
Antes dos atletas do Minas entrarem no tatame existe um trabalho multidisciplinar que merece destaque. Estão envolvidos, diretamente, psicóloga, preparador físico, fisioterapeuta, analista científico, nutricionista e, óbvio, os treinadores. Cada profissional exerce um papel importante nos bastidores do Troféu Brasil, algo diferente e único no local da competição. O Minas é o único clube com toda esta estrutura em Brasília.

Equipe multidisciplinar exerce um papel importante na equipe (Foto: Divulgação/MTC)Equipe multidisciplinar exerce um papel importante na equipe (Foto: Divulgação/MTC)

A competição

O Troféu Brasil Interclubes é considerado o maior e mais importante competição do calendário nacional. A edição 2019 reúne 396 atletas, que representam 94 agremiações de todos os estados do Brasil. Neste ano, a disputa tem um sabor ainda mais especial, já que comissão técnica da seleção brasileira Adulta está presente para avaliar o rendimento dos judocas e, após o campeonato, nesse sábado, indicará os atletas que representarão o Brasil no Grand Slam de Brasília, que será nos dias 6, 7 e 8 de outubro. O Grand Slam é a competição mais importante das américas e distribuiu até 1000 pontos no ranking internacional, um dos critérios para definir a seleção olímpica do ano que vem.

Após o Troféu Brasil, será realiza, também em Brasília, o Grand Prix Nacional, outra competição de grande expressão no cenário nacional. Com o formato olímpico, as disputas interclubes são por equipes mistas (três homens e três mulheres) e serão no domingo e na segunda-feira (22 e 23/9). 

Programação de lutas dos minastenistas:
Sábado
9h – início dos combates
70kg – Sarah Bezerra e Millena Silva
78kg – Isabela Sanches e Ariana Ingrid
90kg – Eduardo Bettoni e Gustavo Assis
100kg – André Humberto
+100kg – Tiago Palmini e Juscelino Nascimento Jr.
13h30 – disputa por medalhas

 Quadro de Medalhas
Ouro
Guilherme Schimidt – 81kg

Prata
Mariana Silva – 63kg
Guilherme Guimarães – 81kg

Bronze
Larissa Farias – 48kg
Maria Taba – 52kg

O Minas é representado na capital federal pelos judocas Robson Penna (60kg), Wander Cândido (66kg), Guilherme Fernandes (66kg), Gabriel Silva (66kg), Adriano Rodrigues (66kg), Júlio Koda Filho (73kg), Guilherme Fernandes (73kg), Fernando Ramos (81kg), Guilherme Schimidt (81kg), Guilherme Guimarães (81kg), Gustavo Assis (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), André Humberto (100kg), Juscelino do Nascimento Junior (+100kg), Tiago Palmini (+100kg), Thays Xavier (48kg), Larissa Farias (48kg), Amanda Lima (48kg), Maria Taba (52kg), Jaqueline do Nascimento (52kg), Flavia Gomes (57kg), Layana Colman (57kg), Kamilla Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Bárbara Faria (63kg), Millena Silva (70kg), Sarah Bezerra (70kg), Ariana Ingrid (78kg) e Isabela Sanches (78kg).

A delegação minastenista é composta, ainda, pelos técnicos Fúlvio Miyata, Luciano Corrêa, Alfredo Dornelles e Adriano Rodrigues (treinador e atleta), pelo preparador físico André Avelar, pelo fisioterapeuta Rafael Freire, pela psicóloga Micheli Maris Dias Del Rio e pelo analista técnico cientico Bruno Teobaldo. O jornalista José Luiz Júnior, da Assessoria de Comunicação do Minas, acompanha a equipe em Brasília. Os profissionais de imprensa que precisarem de auxílio com entrevistas podem entrar em contato pelo e-mail jose.luiz@minastc.com.br ou pelo celular: 31-99106-1834.

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Judô- Troféu Brasil e Grand Prix fazem parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes filiados ou vinculados tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

O técnico Adriano Rodrigues, o preparador físico André Avelar e o fisioterapeuta Rafael Freire fazem parte do projeto Formação de Atletas por Meio do Investimento em Profissionais do Esporte – nº 64, parceria MTC e CBC.

 

Os atletas minastenistas contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do projeto Olímpico de Judô – Minas Tênis Clube, processo nº 58000.010626/2016-80, que custeou hospedagem, taxas esportivas, transporte aéreo e terrestre para a competição.

Os técnicos Fúlvio Miyata e Luciano Corrêa fazem parte do projeto Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube – nº: 58000.010626/2016-80, parceria MTC e Secretaria Especial do Esporte.

 

 

Patrocinador: Belo Dente

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

 

 </p