Notícias

Outros

Minas Solidário em Ação!

Confira as ações mais recentes do PMTS

Instituto Macunaíma de Cultura
Julho ainda é tempo de “arraiá”! Pensando nisso, o Programa Minas Tênis Solidário (PMTS) marcou presença no Instituto Macunaíma de Cultura, com a doação de comes e bebes típicos para o Arraiá da instituição. O Instituto recebeu itens como leite, milho de canjica e pipoca, amendoim, óleo, leite condensado, doce de leite, bolas, brinquedos, paçoca e linguiça.

Parte dos itens encaminhados, como produtos lácteos, foram doados pela Itambé, parceira do Minas Tênis Clube em diversas iniciativas. Os demais produtos e prendas foram arrecadados pelo próprio PMTS. Para Dulcinea do Carmo, responsável pelo Instituto Macunaíma, a colaboração do PMTS foi essencial para “realizar uma festa mais alegre e animada com as crianças e adolescentes”, afirma. O Instituto Macunaíma de Cultura – Escola de Cidadania fica na região do Barreiro, em Belo Horizonte, e possui em seu DNA a valorização da cultura regional e a inclusão social. Atualmente atende cerca de 150 alunos de 6 a 14 anos.

Pelo PMTS estiveram presentes William Allam e Luciana Soares (ambos do Grupo Cultura), Ana Carolina estagiária do Minas Tênis Solidário. Na foto, a coordenadora pedagógica Jéssica Esteves.

Qualificação e dignidade
Doze mulheres em situação de vulnerabilidade social participaram, com o apoio do Programa Minas Tênis Solidário, de um curso de Culinária na Associação Casa Madre Tereza de Calcutá. Ministrado com o objetivo de qualificá-las em diferentes áreas da gastronomia, com aulas sobre ovo de Páscoa, confeitaria, salgados, pães e reaproveitamento de alimentos, o curso foi realizado em sete aulas.

Para Karina Haua, voluntária do PMTS, o curso tem o potencial de melhorar a vida das alunas. “O trabalho da Casa Madre Teresa de Calcutá traz dignidade e oportunidade para mulheres que saíram de situações complicadas em suas vidas. Ficamos imensamente felizes e realizados por poder proporcionar este aprendizado a elas. Afinal, estes quitutes podem ser comercializados e, com sua renda, ajudar no sustento de suas famílias. Nós, voluntários, só temos a agradecer a oportunidade de ajudar a fazer o bem”, afirma.

Arraiá solidário
Olha o Minas Tênis Solidário no Lar Padre Leopoldo Merthens! É verdade! Nossos voluntários estiveram presentes na Festa Junina de São Solidarinho do lar de idosas, no final de junho, e participaram do “arraiá” da instituição. Na festa, os membros do PMTS encenaram um divertido casamento na roça, seguido de uma animada quadrilha. A festa foi animada pelo sanfoneiro Drianim e seu companheiro, violeiro, Ronald.

Teve muito forró, sertanejo, músicas juninas  com direito a pedidos e karaokê. 

As 35 idosas assistidas pelo Lar, bem como cuidadoras, funcionárias e suas famílias participaram da festança, que contou ainda com barraquinhas de jogos como pescaria e argolas e distribuição de prendas. No cardápio, comidas típicas preparadas pelas cozinheiras do Lar com ingredientes arrecadados pelo Programa.

Copa Minas de Judô
O Minas Tênis Solidário marcou presença na XVIII Copa Minas de Judô, realizada em julho na Arena UniBH, ao promover mais uma edição da Torcida Solidária, com a troca de um ingresso por 1 kg de alimento. Com participação de mais de mil atletas distribuídos em categorias de Sub-13 a Sênior na competição, o show extrapolou os limites dos tatames e o público fez bonito nas arquibancadas: foi arrecadada a maior quantidade de alimentos não perecíveis desde a primeira ação. Os donativos foram encaminhados para as instituições Avança Judô, Associação Primeiro Passo e Fraternidade Espírita Cristã Francisco de Assis. Ouro no esporte e no pódio da solidariedade!

Em cartaz: inclusão
O minastenista já sabe: um dos lugares mais queridos do Centro Cultural Unimed-BH Minas é o Cinema. O equipamento é também um espaço de diversão, aprendizado e solidariedade. Por meio do Minas Tênis Solidário, três turmas mais do que especiais assistiram ao filme Divertida Mente 2, totalizando 108 espectadores. Na primeira sessão, os voluntários receberam 58 alunos da Escola do Futuro, atendidos pelo Instituto Galo. Os estudantes ainda puderam participar de uma visita ao Centro de Memória e à exposição “Bordas não brotam do nada”, que estava em cartaz na Galeria de Arte. Na segunda sessão, dez adolescentes alunos do Centro Socioeducacional Ribeirão das Neves participaram das atividades. E a terceira sessão contou com 40 alunos da Escola Municipal de Ensino Especial Santo Antônio, que atende pessoas com deficiência em diferentes faixas etárias. Nas sessões, reflexões sobre a mente humana, provocadas pelo filme da Pixar, além de muita diversão e pipoca!

Mês do Yoga
O grupo de Meio Ambiente do Programa Minas Tênis Solidário marcou presença no evento do Mês do Yoga da Academia do Minas, em junho. Cerca de 60 minastenistas participaram de uma prática no Gramado do Minas II e, após a aula, uma oportunidade para cuidar do meio ambiente. Foi realizado no evento um workshop com Massalas Projetos – Gestão de Resíduos Orgânicos que ensinou os sócios a fazerem compostagem.

Fotos:
Orlando Bento/ MTC
Telmo Ferreira/ MTC
Acervo PMTS


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!