Instituto Minas Tênis Solidário

Livro na Praça

Ação do Programa Minas Tênis Solidário leva literatura à Praça Floriano Peixoto

“O livro traz a vantagem de a gente poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado”. A frase do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade ilustra bem o sentimento de acolhimento que a leitura pode trazer e, com esse ideal em mente, o Grupo de Cultura Solidária do Programa Minas Tênis Solidário busca, por meio de suas ações, levar os benefícios da literatura para os espaços públicos de Belo Horizonte.

No sábado, 17 de maio, o Grupo se fez presente na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, para mais uma edição do “Livro na Praça”, ação que distribui livros e incentiva a leitura nas praças da capital mineira. Além dos representantes do PMTS, o projeto contou com a presença do Max, mascote do Minas, que trouxe a sua animação e se divertiu, por meio da leitura, com os participantes.

“Na ação Livro na Praça, nosso grupo se dirige a praças próximas a áreas de comunidades, onde estendemos toalhas sobre as quais são dispostos, de forma organizada, os livros a serem doados. Contamos também com a presença do mascote Max, que é um atrativo a mais para o sucesso da ação”, contou o líder do Grupo de Cultura Solidária, William Allam. “Os livros são cuidadosamente separados e selecionados pelos nossos integrantes. No desenvolvimento da ação, interagimos com o público para identificarmos a preferência literária de cada um que se interessar em receber um livro, eventualmente podendo ser até mais de um. Trabalhamos com o foco no público infantojuvenil, e é muito importante incentivar a leitura para essa faixa etária, tendo em vista que é algo que agrega conhecimento, trabalha a criatividade e enriquece o vocabulário. Na última edição realizada na Praça Floriano Peixoto, nos encontramos com um grupo de alunos e pais que estavam coincidentemente realizando um encontro no local, o que ampliou ainda mais o sucesso da ação. Foi uma manhã especial”.

Confira algumas fotos do evento!