Solidariedade que vale ouro
Em agosto, outras datas que envolvem o cuidado familiar foram contempladas com ações do Programa Minas Tênis Solidário. Confira!
Visita musical aos pacientes oncológicos no Instituto Mário Penna
O grupo de lazer, com o objetivo de levar conforto, entretenimento, integração e bem-estar, proporcionou uma tarde celebrativa em homenagem ao Dia dos Pais para os pacientes internados no Instituto Mário Penna, no dia 6/8.
A visita que percorreu as alas de enfermaria, quimioterapia e radioterapia, contou com a presença do cantor Maurinho Silva que envolveu o público presente com suas músicas, levando um momento de descontração e leveza aos pacientes em tratamento oncológico, acompanhantes e equipe médica presente. Em celebração à data, a líder do grupo, Marília Gomes de Carvalho, realizou a entrega de cartões de Dia dos Pais.
Paulo Henrique, que é responsável pelas Relações Institucionais do Hospital Mário Penna, esteve presente durante a ação e compartilhou como foi sua experiência:
“Ele (Maurinho Silva) me chamou para cantar ao seu lado, e assim formamos um dueto ali mesmo, de forma espontânea e improvisada no meio do setor. Foi emocionante ver o poder terapêutico da música. Os rostos se iluminaram, sorrisos surgiram, e, de repente, aquele ambiente, onde tantos lutam pela vida, se transformou em um grande coral”.
Uma pesquisa da UFPR aponta que musicoterapia contribui para redução de efeitos colaterais em tratamentos hospitalares. A música permite que os pacientes interajam entre si e com a equipe hospitalar, reduzindo sentimentos de solidão e isolamento. Colaborando para transformação do ambiente em algo mais acolhedor e agradável, tornando a experiência hospitalar mais positiva para pacientes e familiares.
Fortalecendo laços no Agosto Dourado
Junto ao Hospital Maternidade Sofia Feldman, a voluntária madrinha, Patrícia Bastos Gonçalves, mapeou uma das principais demandas da instituição, que é a doação dos frascos utilizados para o acondicionamento e armazenamento de leite materno. O hospital utiliza, em média, 200 frascos por mês. Este número evidencia a alta demanda e a importância do insumo para o funcionamento adequado do banco de leite.
Também no dia 6/8, foi entregue a doação de 200 frascos para armazenagem de leite materno ao Hospital Maternidade Sofia Feldman. A entrega suprirá um mês de coleta e armazenagem, e tem como objetivo garantir a continuidade da coleta e distribuição segura do leite materno, contribuindo diretamente para a nutrição de recém-nascidos internados no hospital e o fortalecimento da rede de apoio às mães doadoras.
O Banco de Leite Humano do Hospital Sofia Feldman que está em atividade desde de 2017, é uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente como referência na assistência ao parto e ao recém-nascido de alto risco. O hospital ainda possui a maior Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do país, com cerca de 295 leitos.
Cintia Ribeiro de Sá, que é Coordenadora do Banco de Leite Humano Hospital Sofia Feldman, comentou sobre a importância parceria e da doação realizada por meio do programa Minas Tênis Solidário, que contribui significativamente para a sustentabilidade do Hospital: “Somos o segundo Banco de Leite Humano de Belo Horizonte e estamos vinculados à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, uma estratégia inteligente e que salva vidas, além de apoiar o binômio mãe filho nas dificuldades com a amamentação. Diante desse cenário, a parceria com diversas instituições é fundamental para garantir a continuidade da nossa missão”.
Confira algumas fotos das ações!