Por muito pouco
Johnson Sr foi o destaque do jogo, com 19 pontos (Foto: William Oliveira/CAP)
O Minas Storm, por muito pouco, não conseguiu mais uma vitória pelo Novo Basquete Brasil (NBB), em São Paulo (SP). Em um jogo marcado por dois tempos totalmente distintos, a equipe mineira mostrou que não desiste enquanto o jogo não acaba. O time do técnico Léo Costa fez um primeiro tempo irregular, com muitas falhas na marcação e o ataque não encaixou. Após o intervalo, a equipe mineira teve outra postura, chegou a tirar mais de 20 pontos de desvantagem e, por muito pouco, na última bola, não conseguiu a vitória. Pela boa atuação nos dois primeiros períodos, o Paulistano, que jogou em casa, conseguiu a vitória por 76 a 74, com parciais de 24/16, 18/15, 20/23 e 14/20. Mesmo com o revés, o terceiro em 24 jogos, o Minas se mantém na vice-liderança do NBB, com 87,5% de aproveitamento. O Flamengo lidera, com 91,3%, e o terceiro colocado é o São Paulo, com 70,8%.
Na noite dessa segunda-feira, o Minas Storm esteve bem abaixo de como vem se apresentando na competição. Muito disso se deve ao fato de o técnico Léo Costa não poder contar, ainda, com duas peças importantes no elenco. O armador uruguaio Luciano Parodi segue se recuperando de lesão. Já o ala/pivô David Nesbitt foi convocado para a seleção de Bahamas para a qualificatória da AmericanCup. Na “bolha” de San Juan, em Porto Rico, Nesbitt testou positivo para Covid-19 e segue em isolamento.
O norte-americano Johnson Sr foi o cestinha do jogo, com 19 pontos, além de ter recuperado três rebotes e ter dado duas assistências. Quem também se destacou no lado minastenista foi o outro gringo do time. David Jackson fez um segundo tempo agressivo no ataque e somou 12 pontos, com mais nove rebotes e três assistências. O armador Davi Rossetto somou 10 pontos para o Minas e ainda conseguiu cinco rebotes e deu quatro assistências.
Para Shaquille Johnson, que após o nascimento de seu filho, adotou o nome de Johnson Sr., o primeiro tempo do jogo foi determinante para o resultado final. “Perdemos muitos lances e bolas que, normalmente, a gente não perde. A diferença que eles abriram no primeiro tempo foi determinante para o resultado final. Infelizmente são coisas que acontecem e vamos em frente”, resumiu Johnson Sr.
Agora, é BCLA
O Minas deixa o NBB de lado e volta as suas atenções para a disputa da segunda semana da Basketball Champions League Americas (BCLA). A Arena Minas Tênis Clube, na capital mineira, vai sediar a segunda “bolha” da competição continental, entre os dias 7 e 9 de março. O primeiro compromisso do Minas Storm será neste domingo (7/3), às 17h40, quando os minastenistas enfrentam o Instituto Córdoba, da Argentina, pela terceira rodada do Grupo D do torneio. Na segunda-feira (8/3), os argentinos enfrentam o Flamengo, adversário do Minas Storm da próxima terça-feira (9/3). Os dois jogos dos Minas serão transmitidos, ao vivo, pelo canal digital DAZN.
Ainda não é assinante, clique AQUI, aproveite o valor promocional e assista aos jogos do Minas no NBB e na BCLA.
No aro
O jogo dessa segunda começou com o time da casa melhor e de forma intensa na marcação. O ataque minastenista também não encaixou nos primeiros 10 minutos de jogo e, por isso, o Paulistano levou a melhor no primeiro quarto: 24 a 16. No segundo período, a defesa minastenista apresentou falhas na marcação. Por outro lado, o time de São Paulo manteve a regularidade e foi para o vestiário na frente: 42 a 31 (18/15).
Na volta do intervalo, o time minastenista foi arrasador. A equipe mineira soube marcar o ataque adversário e, mesmo apresentando algumas falhas, conseguiu fazer o seu jogo. A diferença que chegou a 21 pontos, caiu para oito, ao fim da terceira parcial, mas o time paulistano ainda estava em vantagem: 62 a 54 (20/23). No último quarto, o sempre guerreiro Minas foi ao ataque. Nos instantes iniciais, o time mostrou que iria correr atrás do prejuízo. Restando dois minutos para o fim, David Jackson chamou a responsabilidade e o Minas diminuiu a diferença para três pontos (70 a 67). Na reta final, a diferença caiu para um ponto, depois aumentou para dois e, no último lance, quatro segundos para o fim, posse do Minas, a bola chega nas mãos de Davi Rosseto, que, antes da linha que divide a quadra, no estouro do placar, arremessa forte, a bola atravessa toda a quadra, bate na tabela e cai no aro. Se entrasse, seria vitória minastenista. Placar final: 76 a 74 para a equipe paulista, que chega à quarta posição, com 65,7% de aproveitamento.
Destaques do Minas
– Johnson Sr – 19 pontos, três rebotes e duas assistências.
– David Jackson – 12 pontos, nove rebotes e três assistências.
– Davi Rossetto – 10 pontos, cinco rebotes e quatro assistências.
Minas em números
– 10 arremessos convertidos de 3 pontos.- 10 arremessos convertidos de 2 pontos.
– 40 rebotes.
– 14 assistências.
– quatro tocos dados.
– sete bolas recuperadas.
– 81 de eficiência.
Ficha técnica
Minas: Davi Rossetto, Gui Santos, Queirós, David Jackson e JP Batista. Entraram: Ronald, Rafa Moreira, Ribeiro, Johnson Sr e Tiago Dias. Técnico: Léo Costa.
Paulistano: Ruivo, Du Sommer, Jimmy, Tomas e Maique. Entraram: Dória, Deryk, Buiu, Languas, André e Jonatan. Técnico: Regis Riberto Marrelli.
Árbitros: Cristiano Maranho, Eduardo Albano e Davi Geovani de Souza.
BCLA – Segunda semana
7/3 – 17h40 – Minas x Instituto Córdoba – Arena MTC – DAZN
9/3 – 17h40 – Minas x Flamengo – Arena MTC – DAZN
NBB – Segundo turno
26/1 – Cerrado (80 x 93) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
28/1 – Brasília (75 x 99) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
31/1 – Unifacisa (76 x 88) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
9/2 – Minas (94 x 96) Flamengo – Arena MTC
12/2 – Minas (91 x 70) Campo Mourão – Arena MTC
14/2 – Pato Branco (67 x 83) Minas – Arena MTC
25/2 – São Paulo (90 x 92) Minas – São Paulo (SP)
27/2 – 19h – Franca (87 x 93) Minas – São Paulo (SP)
1/3 – Paulistano (76 x 74) Minas – São Paulo (SP)
12/3 – 17h – Minas x Caxias – São Paulo (SP) – DAZN
14/3 – 12h – Minas x Mogi – São Paulo (SP) – Youtube oficial MTC
16/3 – 20h – Corinthians x Minas – São Paulo (SP) – ESPN
27/3 – 16h – Minas x Bauru – São Paulo (SP) – TV Cultura
29/3 – 20h – Minas x Pinheiros – São Paulo (SP) – DAZN
31/3 – 20h – Minas x Fortaleza – São Paulo (SP) – DAZN
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete
Fotos: William Oliveira/CAP