Rayan Castro, atleta do Minas Tênis Clube, fez história ao conquistar a melhor colocação de um ginasta brasileiro na modalidade de trampolim em Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (2/7), na Arena Bercy, em Paris, Rayan exibiu uma boa performance, ficando na 12ª posição, com 56.370 pontos.
Esta é a segunda vez que um ginasta brasileiro participa na categoria masculina de trampolim. Rafael Andrade representou o país na Rio 2016 e ficou na 15ª posição. Além disso, o atleta conquistou a pontuação mais alta já atingida pelo trampolim brasileiro em Jogos Olímpicos.
O minastenista precisava ficar entre os oito primeiros para avançar às finais da competição. Acompanhado pelo técnico Alexandro Rungue, Rayan demonstrou uma preparação e dedicação incomparáveis, atributos que foram fundamentais para essa conquista histórica. “É inexplicável o que eu estou sentindo agora, é uma sensação que todos os atletas deviam vivenciar um dia. Foi um caminho muito duro e longo para estar em Paris, tiveram momentos que eu achei que não ia conseguir, tenho lidado com uma lesão no pé há meses, tenho tratado todos os dias, e esse último mês foi bem difícil. Ainda assim eu consegui representar o Brasil da melhor maneira possível e garantir essa colocação histórica”, disse o ginasta.
Sobre o atleta:
Rayan Victor de Castro Dutra, nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 29 de março de 2002. Sua jornada no esporte começou de maneira inesperada: ainda criança, dois treinadores do Minas Tênis Clube visitaram sua escola, convidando os alunos a participarem de uma seleção para a equipe de ginástica. Com o apoio de sua avó, que o acompanhava nos treinos enquanto sua mãe trabalhava, Rayan ingressou no mundo da ginástica de trampolim. O ginasta defende as cores do Clube há mais de dez anos e se destaca como um dos principais atletas da modalidade.
Rayan Castro alcançou grandes feitos ao longo da carreira, como por exemplo, a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santiago em 2023. Mas o auge de sua trajetória até aqui foi a vaga nas Olimpíadas de Paris 2024, marcando sua primeira participação olímpica.
Siga as redes sociais do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte