Cultura

O retorno

Espetáculo marca o início da segunda temporada do FESTA

Como parte da programação especial do centro Cultural Unimed-BH Minas apresentamos o FESTA – FESTIVAL DE TEATRO E ARTES, que  chega à sua segunda edição com espetáculos voltados aos públicos infantil e adulto, o festival é uma ode à inventividade dos artistas e à diversidade de reflexões que emergem das singularidades das suas montagens.

Uma mãe e um pai vivem o luto pela morte de seu único filho, até que um evento inesperado muda tudo: a campainha toca, e o menino reaparece sujo, faminto e incapaz de explicar onde esteve. A vida familiar é retomada, mas o ciclo se repete – o menino desaparece novamente, apenas para retornar mais uma vez, em um padrão cada vez mais desconcertante.

“O Retorno”, com Helena Ranaldi, Leonardo Medeiros, Pedro Waddington, direção de José Roberto Jardim, cenário, videografia e projeções do Coletivo Bijari, além de uma equipe de profissionais que se debruçou na poética da musicalidade cênica de Fredrik Brattberg. O elenco traz algumas particularidades como a estreia de Pedro Waddington no teatro, que recentemente se tornou conhecido no remake da novela “Vale Tudo” por seu papel como Tiago Roitman; e o reencontro como casal de Helena Ranaldi e Leonardo Medeiros que juntos já fizeram “A Música Segunda” (2009), peça baseada em Marguerite Duras, na qual viveu um casal em crise e na novela “A Favorita”, onde interpretaram o casal Elias e Dedina.

“O Retorno” desconstrói o ideal da família contemporânea e revela suas fragilidades, em uma narrativa marcada pela dualidade entre o corriqueiro e o imprevisível e ao mesmo tempo comovente e satírica. “Brattberg possui uma estrutura baseada na repetição e na variação de cenas cotidianas. Essas repetições, que inicialmente podem parecer familiares e até confortáveis, gradualmente levam o público a perder as certezas sobre a narrativa, revelando novas camadas de significado, tons ocultos e verdades desconcertantes”, revela Jardim. “Estudei composição e passei a maior parte da minha juventude compondo música. Na música, a repetição é o ingrediente formador fundamental. A repetição na música é o que permite que uma peça tenha um processo. Quando uma melodia retorna pela segunda vez em uma sinfonia, ela geralmente é composta de forma um pouco diferente e também executada de maneira um pouco diferente.

Quando a melodia volta, ela mudou, foi influenciada pelas melodias tocadas entre uma aparição e outra, acrescenta o autor. A peça, portanto, evolui como uma partitura musical, e não de uma forma clássica de dramaturgia. Por isso, tudo que se virá em cena é regido por outra poética de encenação, onde nada segue a banalidade do cotidiano ou a obviedade do comum. Tudo está rumo a criar uma experiência para quem assiste, expandindo a percepção entre palco e vida, entre espectador e criadores, de uma maneira singular.

Como uma melodia que volta, mas nunca idêntica, o espaço cênico servirá de campo de variações, onde cada repetição terá um matiz distinto. A cena se desdobra em camadas, revelando nuances no jogo entre palavra, ritmo e imagem. Com idealização de Tiago Martelli e direção de produção de Cícero de Andrade (Mosaico Produções), a montagem marca a continuidade da parceria da dupla em projetos dedicados à dramaturgia internacional contemporânea, como Mãe e Filho, de Jon Fosse, realizada em 2024.

FICHA TÉCNICA
Texto: Fredrik Brattberg
Tradução: Leonardo Pinto
Direção: José Roberto Jardim
Elenco: Helena Ranaldi, Leonardo Medeiros, Pedro Waddington
Cenário: Coletivo Bijari
Videografia e Projeções: Coletivo Bijari
Cenotecnia: Carlos Tiburcio
Trilha Sonora: Rafael Thomazini
Iluminação: Aline Santini
Figurino e Visagismo: Leopoldo Pacheco
Assistente de direção: Dani Simonassi
Fotografia: Edson Kumasaka
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Ofício das Letras Coordenação de Direitos Autorais: Tiago Martelli
Direção de Produção: Cícero de Andrade –  Mosaicas Produções 
Produção: Dani Simonassi e Tiago Martelli
Produtora Assistente: Karla Mariana
Idealização: Tiago Martelli

SERVIÇO
O RETORNO – FESTA – Festival de Teatro e Artes
7/3/2026, sábado, às 20h
Ingressos: R$ 50 (inteira)
Classificação: 14 anos
Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas – rua da Bahia 2.244 – Lourdes
Vendas: Sympla ou bilheteria do Teatro
Bilheteria: (031) 3516.1360