Notícias

Esporte Natação

Bons resultados

Nadadores do Minas encerram o Open de Loulé com boas conquistas

Felipe frança terminou em primeiro nas provas de 50m e 100m peito / Foto: Luis Filipe Nunes (Portugal)Felipe frança terminou em primeiro nas provas de 50m e 100m peito / Foto: Luis Filipe Nunes (Portugal)

Os nadadores minastenistas Fernando Scheffer, Marco Antonio Junior, Diogo Villarinho e Felipe França disputaram o Open de Loulé, na piscina municipal da cidade, em Portugal, nesse fim de semana (14 a 16/8). Essa foi a primeira disputa dos atletas após meses de isolamento social devido à pandemia de Covid-19. Os minastenistas alcançaram bons resultados e ajudaram na conquista da terceira colocação geral do time brasileiro no torneio. Ao todo, o Brasil faturou 18 medalhas simbólicas (10 de ouro, sete de prata e uma de bronze), já que não houve entrega de premiações individuais.

De acordo com a organização, 79 atletas participaram do evento, o primeiro entre seleções de natação após a quarentena. A delegação da Espanha foi a maior, com 32 atletas, e a campeã geral do Open de Loulé, seguida por Portugal, com 23, em segundo lugar. O Brasil, com 14 nadadores, terminou em terceiro. Ainda participaram mais seis portugueses que representaram seus clubes, dois atletas de Andorra e dois da Argélia.

Todos os minastenistas e os demais atletas do Brasil que disputaram a competição já estavam em Rio Maior, também em Portugal, para um período de treinos pelo projeto “Missão Europa”, coordenado pelo Comitê Olímpico do Brasil e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. Os atletas e toda a comissão técnica foram submetidos a exames de Covid-19 e todos apresentaram resultado negativo.

Marco Antonio Junior, Fernando Scheffer, Sérgio Marques, Felipe França e Diogo VillarinhoMarco Antonio Junior, Fernando Scheffer, Sérgio Marques, Felipe França e Diogo Villarinho

O técnico Sérgio Marques, que integrou a comissão técnica do Brasil na competição, avaliou o desempenho dos minastenistas. “Durante longos meses, os atletas ficaram praticamente sem treinar. Em Portugal, eles realmente voltaram a ter uma rotina de treinamento, com treinos dobrados, musculação, e vivendo o dia a dia novamente. Com apenas um mês desse treinamento, eles conseguiram colher os resultados, que foram bons. Claro, ainda falta muita coisa, temos que retomar as nossas atividades e a nossa rotina para buscar a melhor marca da vida e, quem sabe, os índices olímpicos. A palavra que resume essa oportunidade da Missão Europa é esperança, de dias melhores, de que todos possam voltar a vida normal. Hoje, nosso País está muito difícil, mas temos que ter muita resiliência. Tenho certeza que vamos colher grandes resultados e voltaremos a buscar nossa melhor forma, por meio de muito trabalho e muita dedicação”, afirmou.

O nadador Marco Antonio Junior também comemorou os resultados alcançados no Open de Loulé. “Acho que a Missão Europa foi uma iniciativa muito boa do COB com a CBDA, pois, assim, pudemos dar continuidade ao trabalho que já estava sendo feito antes. Achei bem legal a competição e, por ser a primeira depois de muito tempo, foi bem boa. Fizemos tempos bons”, comentou.

Além dos nadadores do Minas e do técnico Sérgio Marques, o preparador físico Adriano Barbosa também estava com a seleção brasileira na base de Rio Maior.

Marco Antonio Junior comemorou a oportunidade de treinar e competir em Portugal  / Foto: Luis Filipe Nunes (Portugal)Marco Antonio Junior comemorou a oportunidade de treinar e competir em Portugal / Foto: Luis Filipe Nunes (Portugal)

Resultados – Open de Loulé

Fernando Scheffer
200m livre – 2º lugar – 1m48s43
400m livre – 4º lugar – 3m55s71
100m livre – 9º lugar – 50s81
4x200m livre – 1º lugar – 7m22s95 – ao lado de Breno Correia, Leonardo Santos e Murilo Sartori

Felipe França
50m peito – 1º lugar – 28s38
100m peito – 1º lugar – 1m02s22
200m peito – 6º lugar – 2m21s39
4x100m medley – 2º lugar – 3m44s50 – ao lado de Guilherme Guido, Leonardo Santos e Breno Correia

Marco Antonio Junior
100m livre – 2º lugar – 50s05
50m livre – 6º lugar – 23s31
200m livre – 14º lugar – 1m55s43
4x100m livre – 1º lugar – 3m18s59 – ao lado de Breno Correia, Pedro Spajari e Murilo Sartori

Diogo Villarinho
800m livre – 6º lugar – 8m12s27
1.500m livre – 7º lugar – 15m39s94
400m livre – 11º lugar – 4m01s34

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!