Notícias

Esporte Natação

Recepção especial

Diretoria e atletas da base recebem o medalhista olímpico Fernando Scheffer

Fernando Scheffer está de volta ao Minas após conquistar a medalha de bronze em Tóquio / Fotos: Orlando Bento/MTCFernando Scheffer está de volta ao Minas após conquistar a medalha de bronze em Tóquio / Fotos: Orlando Bento/MTC

O medalhista olímpico Fernando Scheffer foi recebido e homenageado pela diretoria do Minas, por atletas da base e por sócios na tarde desta segunda-feira (2/8), que marcou o seu retorno ao Minas após a conquista em Tóquio. O nadador levou a medalha de bronze nos 200m livre e bateu o recorde sul-americano da prova, com 1m44s66, no maior evento esportivo do mundo. Na volta ao Clube, o minastenista foi muito cumprimentado por todos e também atendeu à imprensa. 

"Foi muito especial ser tão bem recebido em casa. A molecada acompanha de perto e sabe como é a nossa rotina, então receber todo esse carinho e poder compartilhar esse momento com eles é muito especial. Só tenho a agradecer toda a torcida e vibração que eles enviaram. Também fui recebido pelo pessoal que está no dia a dia comigo, trabalhando, eles entendem como é sacrificante a nossa rotina, como é árduo todo esse trabalho que a gente faz. Só tenho a agradecer essa recepção maravilhosa e por tudo que tem acontecido”, agradeceu Fernando Scheffer. 

Em nome da diretoria e dos associados, o presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago, comemorou a conquista do nadador, agradeceu e elogiou a sua postura também fora das piscinas. “Com certeza é motivo de muito orgulho, satisfação e alegria receber o Scheffer aqui hoje. O clube está movimentado, a base está aqui para recebê-lo, é muita emoção. Ele é um exemplo e espelho para nós. Esse resultado coroa todo um trabalho, o planejamento do ciclo olímpico. E a pessoa dele, a simplicidade dele, vai muito de encontro com o que a gente pensa: simplicidade, objetividade e muito trabalho. Fica nosso agradecimento ao Scheffer e a todos os minastenistas que acreditaram e acreditam nele”, afirmou.

Presidente Ricardo Santiago e vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira receberam e parabenizaram o nadador Fernando Scheffer / Fotos: Orlando Bento/MTCPresidente Ricardo Santiago e vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira parabenizaram o nadador Fernando Scheffer / Fotos: Orlando Bento/MTC

O vice-presidente Carlos Henrique Martins Teixeira também parabenizou o nadador pela conquista em Tóquio e enalteceu o trabalho realizado no Clube. “Gostaria de recordar o dia da despedida, em que vocês estavam indo para Tóquio, e nós falamos que vocês já eram vencedores. Essa medalha consagra a essência do trabalho do Minas. Você é espelho para o mais jovem. Nos dá muito orgulho essa fase e todos esses anos em que você está aqui e nós compartilhamos isso com o Brasil inteiro. Essa medalha tem esse espírito, que é a essência do trabalho. Tanto na educação quanto na perseverança, especialmente nesse momento de pandemia, na resiliência do esporte. Parabéns”. 

Além de Fernando Scheffer, a natação minastenista foi representada pelos atletas Aline Rodrigues, Beatriz Dizotti, Bruno Fratus, que também foi medalhista de bronze (50m livre - 21s57), Guilherme Costa e Vinicius Lanza, pela Seleção Brasileira, e por Julia Sebastian, pela Seleção Argentina. O treinador Sérgio Marques também integrou a comissão técnica do Brasil. O Minas também tem representantes em mais duas modalidades: no vôlei, o Clube conta com Macrís e Carol Gattaz, no feminino, e Maurício Souza, no masculino. O atleta Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama estão na equipe brasileira de ginástica artística.

Fernando Scheffer também recebeu o carinho dos atletas das categorias de base / Fotos: Orlando Bento/MTCFernando Scheffer também recebeu o carinho dos atletas das categorias de base / Fotos: Orlando Bento/MTC

A campanha em Tóquio
O resultado final só confirmou a brilhante campanha do nadador. Já nas eliminatórias, Fernando Scheffer nadou para 1m45s05 e bateu o próprio recorde sul-americano, que era de 1m45s41. Na semifinal, se manteve “na casa dos 45 segundos” e fez 1m45s71, tempo que garantiu a última vaga na grande final. Na disputa por medalha, o nadador competiu com foco total, cresceu na segunda metade da prova e acelerou para conquistar o terceiro lugar e estabelecer, mais uma vez, uma nova marca para o recorde sul-americano: 1m44s66. 

Carreira vitoriosa
Natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, Scheffer entrou para a equipe minastenista em 2018, quando ainda era da categoria Junior. Já no seu primeiro ano como atleta do Minas, Scheffer conquistou o título de campeão e recordista mundial do 4x200m livre, no Mundial de Piscina Curta (25m) de Hangzhou, na China, em 2018, ao lado de Luiz Altamir, Leonardo Santos e Breno Correia. Também conquistou o ouro nos 200m e no 4x200m livre nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, e a prata nos 400m livre. 

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!