Notícias

Esporte Natação

No comando

Sergio Marques integra comissão técnica do Brasil nos Jogos de Tóquio

Além de contar com sete nadadores em Tóquio, a equipe de natação do Minas terá mais um representante: o técnico Sergio Marques, que integra a comissão técnica do Brasil no maior evento esportivo do mundo. A série “Minas em Tóquio” apresenta a trajetória do treinador, que chegou ao Clube em janeiro de 2017 e comandou toda a preparação da equipe minastenista no ciclo olímpico para os Jogos do Japão. Natural de São Paulo (SP), Sergio participa pela segunda vez das olimpíadas, já que esteve também nos Jogos do Rio, em 2016. Nos Jogos de Pequim, em 2008, classificou uma atleta para a seleção.

Durante os anos de preparação para o ciclo olímpico de Tóquio, o técnico “Serjão”, como é conhecido na natação, alcançou outras conquistas no comando do time minastenista. Classificou atletas para campeonatos sul-americanos, mundiais e competições internacionais como o Torneio Sette Colli, realizado na Itália. Nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, integrou a comissão técnica do Brasil e contou com 10 nadadores minastenistas na seleção brasileira. Em 2020, comandou o Minas na conquista do título do Troféu Brasil, o décimo do Clube no torneio, que é um dos mais tradicionais do País.

Além das conquistas, o ciclo olímpico para Tóquio foi marcado por um período de incertezas e dificuldades para o mundo, devido à pandemia de Covid-19. Mesmo com muitos desafios, o time minastenista manteve a dedicação total no dia a dia de treinos, seja no período de atividades on-line ou nos treinamentos presenciais no Clube, quando liberados pela Prefeitura de Belo Horizonte, seguindo todos os protocolos de biossegurança. E o resultado de todo o esforço da equipe foi consolidado na Seletiva Olímpica.

Sergio Marques comemorou o resultado alcançado e agradeceu a todos os envolvidos. “Encerramos um ciclo de cinco anos de um trabalho de várias mãos, como os atletas, a comissão técnica, o Clube, os diretores e todas as pessoas envolvidas direta e indiretamente. Conquistamos grandes resultados para a natação minastenista. Tivemos um ciclo de muito aprendizado, em tempos tão difíceis, e saímos com a sensação de vitória e de esperança de dias melhores para a nossa vida. Tenho certeza que a partir de agora se inicia um novo ciclo olímpico, com várias pessoas que vão conseguir utilizar isso não só para a natação, mas como ensinamento para a vida. Gratidão por toda a jornada”, afirmou.

Além do técnico Sergio Marques, o time olímpico de natação do Minas nos Jogos de Tóquio terá os atletas Aline Rodrigues, Beatriz Dizotti, Bruno Fratus, Fernando Scheffer, Guilherme Costa e Vinicius Lanza, pela seleção brasileira, e Julia Sebastian, que representa a Argentina. No vôlei, o Clube será representado por Macrís e Carol Gattaz, no feminino, e por Maurício Souza, no masculino. O atleta Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama estão no time brasileiro de ginástica artística.

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!