Esporte

Três vezes Gui

Guilherme Costa estreia nos Jogos Olímpicos com participação em três provas

A série “Minas em Tóquio” apresenta a história do nadador Guilherme Costa, que vai estrear em grande estilo em Jogos Olímpicos, disputando três provas individuais. Conhecido no esporte como “Cachorrão”, o atleta iniciou a disputa da Seletiva Olímpica, em abril, em busca de índices para disputar três provas em Tóquio e terminou a competição com o objetivo 100% concluído e a classificação para os 400m, 800m e 1.500m livre. Nos 400m, ainda bateu o recorde sul-americano, com o tempo de 3m45s85.  

Natural de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o nadador de 22 anos é um dos destaques da natação do Brasil nas provas de fundo. Guilherme foi o primeiro atleta brasileiro a nadar abaixo dos 15 minutos nos 1.500m livre, em 2017, com 14m59s01, no Torneio Open de Natação. Desde então, o minastenista evoluiu ainda mais, melhorou as suas marcas e é o atual recordista sul-americano das provas em que vai competir em Tóquio: 400m livre (3m45s85), 800m livre (7m47s37) e 1.500m livre (14m55s49).

Atleta do Minas desde janeiro de 2019, Guilherme Costa também tem em seu currículo a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, nos 1.500m livre. Também venceu provas em outras competições internacionais como o Torneio Sette Colli, na Itália.

Animado para a estreia no maior evento esportivo do mundo, o nadador comemorou a classificação para as três provas. “Era muito importante, para mim, conseguir os três índices. Os 400m livre é uma prova que eu amo, estar classificado nela é motivo de muita alegria. Nos 800m, acho que vou chegar muito bem para a prova em Tóquio. E também fiquei feliz de classificar nos 1.500m livre, que é a prova que me deu tudo na minha carreira, foi a minha primeira seleção, a primeira viagem para fora. Acho que eu devia isso para essa prova”, brincou.

Além de Guilherme Costa, o time olímpico de natação do Minas nos Jogos de Tóquio terá Aline Rodrigues, Beatriz Dizotti, Bruno Fratus, Fernando Scheffer e Vinícius Lanza, pela seleção brasileira, e Julia Sebastian, que representa a Argentina. O técnico Sergio Marques integra a comissão técnica do Brasil. No vôlei, o Clube será representado por Macrís e Carol Gattaz, no feminino, e por Maurício Souza, no masculino. O atleta Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama estão no time brasileiro de ginástica artística.

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao