Notícias

Esporte Natação

Novos treinos

Diogo Villarinho é convocado para treinos de Maratonas Aquáticas em Portugal

O nadador Diogo Villarinho e o técnico Sérgio Marques estão entre os convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para um período de treinos de Maratonas Aquáticas, em Portugal, pelo projeto “Missão Europa”.  Além dos minastenista, mais seis atletas e quatro técnicos farão parte da delegação brasileira. A previsão é que o grupo embarque no dia 8 de agosto. A ação foi viabilizada mediante parceria da CBDA com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a utilização da verba da Lei Agnelo Piva da CBDA. 

“É uma iniciativa legal, já que no Brasil realmente não estamos conseguindo ter piscinas abertas e condições de treinamento. Querendo ou não, as seletivas estão se aproximando. Em abril do ano que vem é a seletiva olímpica, então esse ano é muito importante para nos prepararmos, porque a gente sabe que preparação olímpica não é só um mês, é uma preparação que, às vezes, dura uma vida inteira. Desde março, em Belo Horizonte, os clubes e as academias estão fechados, então ir para Portugal vai ajudar demais, voltar a ganhar condicionamento físico e a ter contato com a água. Em dezembro será a primeira competição nacional, até agora confirmada pela CBDA, não sabemos se terá alteração porque tudo tem mudado muito rápido, mas é muito importante já começar a se preparar, para que, mais para frente, possamos engatar nos treinos mais fortes e treinar para a vaga olímpica”, afirmou Diogo Villarinho.

O objetivo do projeto, organizado pelo COB em parceria com as confederações, é oferecer aos atletas brasileiros que estão na corrida por uma vaga nos Jogos de Olímpicos de Tóquio a volta aos treinos com segurança após o período de isolamento causado pela pandemia de covid-19. A principal base das delegações brasileiras em Portugal deverá ser Centro de Treinamento de Rio Maior, um equipamento público-privado a 75km de Lisboa.

Diogo Villarinho e o técnico Sérgio MarquesDiogo Villarinho e o técnico Sérgio Marques

Até o momento, a previsão é que atletas de 15 modalidades esportivas participem dos treinamentos, entre julho e dezembro. Pelo Minas, os nadadores Fernando Scheffer, Vinícius Lanza, Felipe França e Marco Antonio Junior, o preparador físico Adriano Barbosa e o técnico Sérgio Marques já embarcaram com a delegação de natação; Guilherme Schimidt (81kg) e Tiago Palmini (+100kg) já embarcaram com a equipe de judô; e Bernardo Actos está com o time de ginástica artística.

Convocados – Maratonas Aquáticas

Alexandre Finco – GNU/RS
Alfred Jacob Fred – técnico
Allan Lopes Mamedio do Carmo – YCB/BA
Ana Marcela de Jesus da Cunha – UNISANTA/SP
Cristiano Klaser – técnico
Diogo Andrade Villarinho – MTC/MG
Fernando Ponte – GNU/RS
Fernando Possenti – técnico
Henrique Ferreira Figueirinha – SERC São Caetano/SP
Márcio Latuf – técnico
Sérgio Onha Marques – técnico
Victor Hugo Ribeiro Colonesi – UNISANTA/SP

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!