Notícias

Esporte Natação

Missão Europa

Nadadores e comissão técnica são convocados para treinamento em Portugal

Os nadadores Fernando Scheffer, Vinícius Lanza, Marco Júnior e Felipe França, além do preparador físico Adriano Barbosa e do técnico Sérgio Marques, foram convocados pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para a “Missão Europa”, que levará um grupo para treinamentos em Portugal. O objetivo do projeto, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), é oferecer aos atletas brasileiros que estão na corrida por uma vaga nos Jogos de Olímpicos de Tóquio a volta aos treinos com segurança após o período de isolamento causado pela pandemia de covid-19.

Além dos minastenistas, mais 11 nadadores foram convocados para as atividades no Centro de Treinamento de Rio Maior, um equipamento público-privado a 75km de Lisboa. A previsão é que o grupo embarque na segunda quinzena de julho e retorne na primeira quinzena de agosto.

“Acho que é uma iniciativa muito boa do COB com a CBDA em colocar os atletas que já tem índice olímpico para treinar, assim, podemos dar continuidade ao trabalho que já estava sendo feito. Estão indo dois grupos, conversei com a comissão do Minas e optei em ir no primeiro grupo. Depois, quando voltar, vamos poder treinar no Minas, caso o clube seja aberto. Vai ser uma experiência diferente por toda a situação que estamos vivendo. Teremos viagem, hospedagem e treinos atípicos, vamos usar máscara o tempo todo, ficar nos quartos nos alojamentos e realizar alguns exames, mas acho que vai ser bem positivo”, afirmou o nadador Marco Antonio Júnior.

Marco Junior está entre os minastenistas que treinarão em PortugalMarco Junior está entre os minastenistas que treinarão em Portugal

Segundo o COB, a entidade estabeleceu, junto com as autoridades portuguesas, um protocolo rígido de controle para identificar e também prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Assim, todos os integrantes da delegação serão testados até 72h antes do embarque, só podendo viajar caso apresentem resultado negativo para o PCR.  Ao chegarem a Portugal, os membros da equipe seguirão direto para o Centro de Treinamento, onde serão novamente testados e ficarão em isolamento por 48h, até sair o resultado da sorologia, só então estarão aptos para as atividades esportivas.

Até o momento, a previsão é que atletas de 15 modalidades esportivas participem dos treinamentos, entre julho e dezembro. Além dos nadadores minastenistas, os judocas Guilherme Schimidt (81kg) e Tiago Palmini (+100kg), já foram convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para as atividades em Portugal.

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!