Por medalhas
Medalhista olímpico e mundial, Fernando Scheffer é um dos destaques do Minas e do Brasil (Foto: Ricardo Sodré/Minas Tênis Clube)
Os nadadores Fernando Scheffer, Vinicius Lanza, Gabriel Fantoni e Diogo Villarinho, do Teknisa/Minas, vão disputar o Campeonato Mundial de Piscina Curta (25m), a partir desta quinta-feira (16/12) até a próxima terça (21/12), em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Além dos atletas, o time minastenista será representado pelo técnico Sérgio Marques, pela fisioterapeuta Tatiana Ribeiro e pelo biomecânico Gustavo Lima, que integram a comissão técnica do Brasil.
Scheffer, Lanza e Fantoni disputarão as provas de natação, que terão as eliminatórias às 2h30, sem transmissão, e as finais a partir das 11h, com transmissão do SporTV 2. Já Diogo Villarinho disputará a prova de 10km de Maratonas Aquáticas. Villarinho já disputou, nesta quarta (15/12), o Festival Aquático com o revezamento 4×1.500 em águas abertas. O time brasileiro, que contou também com Betina Lorscheitter, Bruce Hanson e Viviane Jungblut, terminou em oitavo lugar.
Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Fernando Scheffer está confiante em mais uma boa disputa para fechar bem a temporada vitoriosa. “O Mundial vai ser uma competição para fechar com chave de ouro esse ano incrível pra mim. Vou competir assim como fiz nos Jogos, vou para curtir o momento e fazer o que eu amo. Eu não gosto muito de colocar tempo como objetivo, porque é limitante. Acredito que treinar para um tempo específico acaba te limitando. Gosto de deixar o objetivo aberto e treinar para fazer o melhor possível, para executar a melhor natação que eu posso. Se vier um tempo bom ou medalha vai ser consequência”, afirmou.
Fernando Scheffer também já conquistou a medalha de ouro e bateu o recorde mundial do 4x200m livre, no Campeonato Mundial de Piscina Curta de Hangzhou, na China, em 2018.
Formado na base do Minas, Vinicius Lanza também é um dos representantes do Clube no Mundial (Foto: Ricardo Sodré/Minas Tênis Clube)
O técnico Sérgio Marques destacou que os nadadores minastenistas chegam bem preparados para o Mundial. “Entramos na última competição internacional desse ano, que foi tão histórico para a natação do Minas. Estamos preparados e vamos buscar a nossa melhor performance para representar a nossa instituição. O Mundial vai concluir o trabalho feito em um ciclo olímpico de cinco anos e também iniciar a preparação já visando nosso próximo ciclo para Paris 2024”.
O Campeonato Mundial é organizado pela Federação Internacional de Natação (Fina) e vai reunir mais de mil atletas, de mais de 180 países.
Mundial de Abu Dhabi – Programação
15/12 – Quarta-feira
Revezamento 4×1500 livre águas abertas – Diogo Villarinho – Brasil 8º lugar
16/12 – Quinta-feira
100m costas – Gabriel Fantoni
4x100m livre – Fernando Scheffer
10km – Diogo Villarinho
17/12 – Sexta-feira
200m livre – Fernando Scheffer
100m borboleta – Vinícius Lanza
18/12 – Sábado
50m costas – Gabriel Fantoni
19/12 – Domingo
50m borboleta – Vinícius Lanza
4x200m livre – Fernando Scheffer
21/12 – Terça-feira
200m costas – Gabriel Fantoni
Patrocinador: Teknisa
Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao