O Arezzo&Co/Minas é o grande campeão do Troféu José Finkel 2025, encerrado neste sábado (1º/11), no Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo (SP). Com 2.449 pontos, o time minastenista garantiu o 14º título da história da equipe, ampliando sua hegemonia na natação brasileira. O Esporte Clube Pinheiros ficou com o vice-campeonato (2.027 pontos), enquanto a Unisanta completou o pódio, com 1.353 pontos.
Durante cinco dias de disputas intensas, o time comandado por Sérgio Marques foi o clube que mais vezes subiu ao pódio, conquistando 38 medalhas – sendo dez de ouro, 18 de prata e dez de bronze, resultado do desempenho coletivo e da força do grupo em todas as provas.
O destaque individual da competição também foi minastenista: Eduardo Moraes levou o prêmio de melhor índice técnico masculino do Troféu José Finkel 2025, coroando uma campanha impecável do time.
O título marca o retorno do Minas ao lugar mais alto do pódio após quatro anos, desde a conquista de 2021, em Bauru (SP). Neste ano, a equipe está embalada por uma sequência de ótimos resultados, incluindo as conquistas do Troféu Maria Lenk, do Campeonato Brasileiro Júnior e do Brasileiro Sênior.
Recorde de campeonato
Eduardo Moraes estabeleceu um novo recorde de campeonato (Foto: Satiro Sodré/Minas Tênis Clube)
Durante a competição, o nadador olímpico Eduardo Moraes foi campeão nos 400m livre e estabeleceu um novo recorde de campeonato no Troféu José Finkel. Com o tempo de 3min48s08, o atleta do Arezzo&Co/Minas garantiu a medalha de ouro e superou a antiga marca da prova. “Fico muito feliz. O objetivo era bater na frente, independentemente do tempo. Há dois anos eu quase consegui esse recorde, e desta vez pude alcançá-lo”, comemorou o minastenista.
Sirena Rowe quebra recorde colombiano
Sirena Rowe (ao meio) comemora ao lado das colegas de clube (Foto: Satiro Sodré/Minas Tênis Clube)
Depois de mais de uma década, o recorde colombiano dos 50m borboleta foi reescrito — e por uma minastenista! Na sexta-feira (31/10), durante o Troféu José Finkel, em São Paulo (SP), Sirena Rowe, do Arezzo&Co/Minas, nadou para 26s68 e estabeleceu o novo recorde nacional da Colômbia na prova. Um feito histórico.
Hall da Fama da Natação
Rogério Romero recebendo a homenagem das mãos do presidente da CBDA (Foto: Satiro Sodré/Minas Tênis Clube)
Rogério Romero, gerente de esportes do Minas Tênis Clube, entrou para o Hall da Fama da natação brasileira e foi homenageado durante o Troféu José Finkel, neste sábado (1º/11), em São Paulo (SP). O minastenista foi o primeiro nadador a disputar cinco edições dos Jogos Olímpicos e recebeu, das mãos de Diego Albuquerque, presidente da CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos), uma placa em reconhecimento aos anos dedicados à modalidade.
Minas 90 anos
Considerado um dos principais e mais importantes clubes formadores do país, o Minas Tênis Clube comemora 90 anos em 15 de novembro. Para marcar a data, as comemorações vão se estender ao longo de todo o ano, com uma série de ações especiais. Nesta temporada, o Arezzo&Co/Minas entrou no clima festivo e passou a usar uniformes exclusivos em homenagem às nove décadas do Clube. Saiba mais em minas90anos.com.br.
Siga as redes sociais do Arezzo&Co/Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao
Patrocinador: Arezzo&Co
Os atletas da natação do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovado nas Leis Federal: Projetos: Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.045206/2024-92, Olímpico de Natação-Minas Tênis Clube, processo nº 71000.051584/2024-13. Os técnicos Bruno Neves, Joanna Tosta, Leandro Nunes, Hugo Luiz, Livia Caroline e Mariana Pires, o preparador físico Wander Pires e a fisioterapeuta Tatiana Moreira participam do Projeto MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.

