Lazer

Na França

Triatletas representam o Minas no Mundial de Ironman 70.3

Os associados da equipe de triathlon Cristiano, Elaine e Bruno. Foto: Eduardo Andrade

 

Ultrapassar limites. Esse será o grande objetivo dos minastenistas Elaine Floriano, Bruno Khouri e Cristiano Moura, integrantes da equipe de triathlon do Clube, neste fim de semana (7 e 8/9). Os três associados estão em Nice, na França, para representar a equipe do Minas no Mundial de Ironman 70.3, a maior competição de triathlon do mundo, nas provas de 1.900m de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. O Mundial de Ironman 70.3 é realizado uma vez por ano e recebe cerca de seis mil participantes, naturais de aproximadamente 100 países diferentes. A sócia Elaine, da categoria 45-49 anos, disputará a prova no sábado, dia da competição feminina. Já os sócios Bruno Khouri, da categoria 40-44 anos, e Cristiano Moura, da 50-54 anos, entram em ação no domingo.

Esse será o primeiro Mundial de Cristiano Moura, integrante da equipe minastenista desde 2016. “Faço parte da equipe do Minas desde o início e sou frequentador assíduo dos treinos de natação, toda segunda, quarta e sexta. Minhas expectativas para a prova são muito positivas; é uma prova muito dura, que tem muita subida, e aqui em Nice está muito quente. Os maiores desafios dessa prova são conciliar o trabalho, a família e o treinamento, que é muito intensivo, e ter estrutura para os treinos. Nós temos o Minas, o melhor clube da América Latina, e contamos com o trabalho maravilhoso feito pela Ericka [Sales, treinadora da equipe na modalidade natação], que luta pelo triathlon no Clube”, afirmou o associado, que está animado para a prova e reconhece seus limites. “O meu objetivo principal é fazer o meu melhor. Espero que eu consiga fazer uma prova consistente dentro do que eu treinei. Não podemos esquecer que a equipe do Minas é uma equipe amadora, e o povo europeu tem uma cultura de esporte muito diferente da nossa. Vamos competir com atletas consagrados e de altíssimo rendimento, mas a América do Sul está bem representada, especialmente Minas Gerais e o Minas Tênis Clube”.   

Ericka Sales, técnica da equipe, com os triatletas minastenistas. Foto: Eduardo Andrade

Para ele, competir fora do Brasil é viver a cultura do esporte local e voltar o olhar para as diferenças entre os países. “A marca Ironman é muito forte no mundo. São cerca de 200 mil competidores em provas anuais, no mundo inteiro, e em Nice temos atletas de mais de 100 países competindo. E aqui o esporte é muito valorizado. Nice é a quinta cidade da França, e a cidade está praticamente parada, o trânsito foi todo modificado para atender à prova. Sem falar no tanto que movimenta a economia e o turismo local. Os hotéis, restaurantes, os serviços estão todos preparados para nos receber. No Brasil, temos essa grande dificuldade. Seria importantíssimo aproveitarmos melhor as cidades para o esporte, principalmente o condomínio Alphaville”, destacou o minastenista.

Além dos três integrantes da equipe de triathlon do Minas, também estão em Nice para a prova os associados Ben Hur Albergaria, Carolina Souza, Cláudia Dumont, Daniel Vaz Rodarte, Luciano Miranda e Túlia Laia.

Bom Ironman 70.3 a todos!