Notícias

Outros

Manhã solidária

Minas e Fundação Hemominas recebem 50 candidatos a doadores

O Minas Tênis Solidário, braço de responsabilidade socioambiental do Minas Tênis Clube, e a Fundação Hemominas se uniram, mais uma vez, para promover a segunda ação de doação de sangue. Na manhã desta quinta-feira (9/7), o Salão de Festas do Centro de Facilidades (CF6) da Unidade I foi novamente transformado em um hemocentro para receber os 50 associados que se candidataram. Como na primeira edição, realizada em maio, o objetivo era repor os estoques dos bancos de sangue de Minas Gerais, que estão em queda devido ao distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19. O salão foi preparado de acordo com as normas de segurança em saúde, e os doadores, que agendaram sua participação por e-mail, foram distribuídos no horário das 8h às 12h, para evitar aglomerações e respeitar as atuais medias de proteção.

Antes da coleta, os minastenistas passaram pelo atendimento médico e pela triagem com a equipe da Fundação Hemominas, seguindo o passo a passo do processo de doação de sangue realizado nos tradicionais hemocentros. Dos 50 candidatos, 38 foram considerados aptos na triagem e efetuaram a doação de sangue, sendo 18 do sexo feminino, e  20, do masculino. Acompanharam as doações a médica Carla Tavares Felipe Vieira, do Departamento de Processos Técnico-científicos e Saúde do Minas, Ana Lúcia Fernandes Miranda, gerente do Hospital Júlia Kubitschek, unidade do Hemominas no Barreiro, e Ana Célia Milagres, do setor de Captação de Doadores, também do Hemominas HJK. “Estamos aqui, pela segunda vez, no Minas Tênis Clube, em mais uma campanha de solidariedade pela vida, uma parceria que nos enche de orgulho e pela qual somos muito gratos. Seguimos precisando sempre de doações de sangue de todos os tipos. Por isso, aguardamos os demais sócios, que não puderam estar presentes hoje, na Fundação Hemominas, para também fazer suas doações. Assim como aqui no Minas, em todas as unidades seguimos todas as medidas de proteção e distanciamento”, destacou Ana Célia Milagres.

A representante do Minas, a médica Carla Tavares Felipe Vieira, ainda destacou a importância de se doar sempre. “Independentemente deste momento de pandemia, as outras doenças continuam ocorrendo, e as pessoas continuam necessitando de doação de sangue, que é fundamental e, muitas vezes, a única forma de cura. E época de covid ou fora dela, doar sangue é fácil, é rápido, não gera riscos e todos nós devemos fazer”, disse a colaboradora.

O associado Marco Túlio Tornelli foi um dos doadores. Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube

O administrador e associado Marco Túlio Tornelli foi um dos doadores. “Vim doar, porque tenho certeza que tem muita gente precisando, e a minha doação vai ajudar muito. Neste momento em que poucas pessoas não estão saindo de casa, mais do que nunca, a nossa ajuda é necessária”, enfatizou o minastenista.

Faça como os sócios do Minas: salve vidas! Doe sangue!

Para informações sobre critérios e restrições na doação de sangue, acesse o site da Fundação Hemominas.

 

Fotos: Orlando Bento.


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!