Notícias

Outros

Fortalecendo os parceiros

Minas Solidário entrega doações ao Projeto Romper, no Morro das Pedras

O Programa Minas Tênis Solidário entregou, no último dia 28,  à Associação Projeto Romper, do Morro das Pedras, 65 litros de leite integral e quatro kg de leite em pó, arrecadados durante a apresentação da Orquestra de Voluntários de Belo Horizonte, realizada no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, no mês de dezembro de 2020. Também foram doados 379 livros de literatura infanto-juvenil para a biblioteca da Instituição, que empresta livros, brinquedos e jogos às pessoas cadastradas, para que eles tenham o mínimo de lazer e acesso à leitura.

De acordo com Jutay Nogueira, idealizadora e responsável pela Associação  Projeto Romper, atualmente, há 136 famílias inscritas, somando 80 crianças e 25 adolescentes, e o principal objetivo da entidade é suprir a necessidade que essas pessoas têm por alimentos. “Antes da pandemia fazíamos um jantar que era servido quatro vezes por semana para as crianças e adolescentes cadastrados. Recebemos alimentos de várias empresas parceiras e de pessoas que chegam até nós trazendo. Durante a pandemia temos feito o jantar uma vez por semana, e as pessoas retiram conosco. As mães de algumas crianças são dependentes químicas e não têm nem fogão em casa para cozinhar. Além disso, entregamos os kits com verduras, legumes e frutas, duas vezes por semana. As parcerias com as empresas, como a que temos com o Minas, nos fortalece muito, porque nem sempre conseguimos atender à necessidade de todos que atendemos. Uma mãe que é usuária de crack não dá prioridade para comprar alimentos para os filhos. Então, é uma situação muito complicada”, relata, Jutay, acrescentando que a Associação recolhe também roupas, colchões, móveis, livros e brinquedos.

A idealizadora do Projeto Romper, Jutay Nogueira e o filho, Ben-hur Samuel Santos Nogueira, com as doações recebidas. Foto: Divulgação.

O Projeto Romper ainda se preocupa com o acesso à educação e ao lazer das crianças e adolescentes. A “Bibigaragem” foi montada na sede da associação e tem vários livros infantojuvenis, que são disponibilizados às pessoas inscritas. Também é possível pegar brinquedos e jogos emprestados. “Para inscrever as crianças no Projeto, é necessário levar um comprovante de matrícula da escola, porque o acesso à educação é primordial. Quando uma criança, adolescente, ou mulher atendida pelo programa gosta muito de um livro que pegou emprestado, no dia da nossa “Feira do Livro”, eles podem levar o título para casa, gratuitamente. Aqui, o livro tem que ser igual a um rio, fluir e chegar a todos”, frisa Jutay Nogueira.

Biblioteca montada na garagem da Associação, no Morro das Pedras. Foto: Divulgação.

Além da Bibigaragem e da distribuição de alimentos, o Projeto conta com o grupo de corrida “Vida Apressada” e o grupo de teatro “Pedras do Morro”. “Eles foram criados para incentivar as pessoas a se dedicarem a outras atividades, que podem apresentar a eles dois novos mundos, o do esporte e o da cultura”, destaca Jutay.

Os interessados em fazer doações pessoalmente podem entrar em contato pelo telefone (31) 99435-4330, ou procurar a Associação Projeto Romper, na rua Treze de Setembro, 285, bairro Alpes, próximo à av. Raja Gabáglia.


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!