Notícias

Outros

Doação de tampinhas

Na última segunda (31) ,foi encerrada a Campanha de arrecadação de tampinhas plásticas

Pare um momento e imagine sua rotina de hoje, em quantos produtos plásticos você encostou? Começando pela capinha do seu celular, passando pela garrafinha de água que usa, a chave do seu carro, o fone de ouvido, até mesmo a roupa que está vestindo, já se perguntou quanto material plástico faz parte de nossas vidas?

Segundo o Atlas do Plástico, entre 1950 e 2017, foram produzidas um total de 9,2 bilhões de toneladas de plástico em todo o mundo. O equivalente a mais de uma tonelada de plástico por cada pessoa que vive hoje em dia no planeta Terra, e, desse montante, menos de 10% foi reciclado.

O plástico trouxe inúmeros benefícios para a praticidade da vida cotidiana, mas junto com as facilidades vêm também problemas ambientais sérios quanto ao aumento exagerado de sua produção. Ainda segundo o estudo, o Brasil ocupa o 4º lugar na produção de lixo plástico no mundo, com aproximadamente 11,3 milhões de toneladas de plástico produzidas ao ano. Se continuarmos nesse ritmo, em 2030 podemos bater o recorde de 100 milhões de toneladas anualmente.

Não dá mais para fechar os olhos, pois esta matéria prima já está em todos os lugares, inserida em nosso cotidiano. É preciso consciência para a forma como consumimos o plástico, e, além disso, encontrar um destino para todo esse material que hoje se encontra sob nossos cuidados.

Pensando nisso, em janeiro, realizamos a campanha de tampinhas plásticas para Associação Voluntária de Combate ao Câncer do Hospital do Amor de Barretos, em São Paulo. A ação tem como objetivo apoiar a instituição, que vende o material doado para comprar itens de atenção à saúde e cuidados paliativos aos pacientes.

A partir da doação de tampinhas, é dado um pequeno passo para o destino consciente desse material tão disseminado no mundo, e também tão presente em nossas vidas. A campanha de arrecadação das tampas é feita pela Associação que funciona como um braço direito do hospital.

“Com a venda das tampas para a reciclagem, o valor é revertido em benefícios para os pacientes do hospital de acordo com a necessidade deles. Para ser atendido pela Associação em geral, o paciente vai até as assistentes sociais do hospital solicitando algum apoio e, assim, a partir delas chegam pra gente a demanda. Os pedidos variam desde medicamentos, a cesta básica, fraldas, passagem de volta para casa, cadeira de rodas, cadeira de banho, auxílio táxi, ou auxílio aluguel, sendo inúmeras necessidades, e tudo que chega pra gente é atendido por meio dessas demandas”, relata os responsáveis pela Associação.

O grupo ainda aponta que o valor é sempre revestido em prol do atendimento das necessidades dos pacientes com câncer e da estrutura do hospital como um todo. Para conseguir mais dinheiro são realizados bazares beneficentes, além da venda de outros materiais a favor da Associação.

“Nós dependemos totalmente de doações de terceiros, precisamos gerar uma renda para assim atender a esses pacientes. Esse valor vem da venda dos lacres e das tampas. Além disso, também recebemos todo tipo de doação de itens, e por meio do nosso bazar também fazemos girar um capital para poder realizar as necessidades dos pacientes, independente de qual seja. Tanto infantil, quanto adulto, todos os pacientes são assistidos, e não somente o paciente como também ajudamos o próprio hospital quando há alguma demanda por falta de verba”, afirma a Associação.


A campanha de arrecadação dentro do Minas Tênis Clube encerrou no final de janeiro, mas a consciência ambiental pode e deve ser praticada todos os dias. Para doar mais tampinhas para a Associação Clique aqui e acesse o site da Associação.

Seja um voluntário

O voluntário pode disponibilizar tempo para organizar e/ou fazer entrega de doações nas instituições cadastradas; participar dos projetos, compartilhando suas habilidades profissionais e artísticas; aderir à campanha Sócio Doador, oferecendo valores a partir de um real, a serem debitados no boleto do condomínio do Clube. Para saber mais, ligue 3516-2090 ou envie um WhatsApp para (31) 9821-1322.
Faça o bem para quem precisa e para você também.

Siga as redes sociais oficiais do Minas:

Facebook: /minastenisclube
Instagram: @minastenisclube


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!