Notícias

Outros

Várias histórias

Centro de Memória preserva os grandes momentos dos 85 anos do Minas

O melhor espaço para conhecer a trajetória do Minas Tênis Clube e seus 85 anos de história é, sem dúvida, o Centro de Memória do Centro Cultural do Minas, que mantém, desde 2013, a exposição de longa duração “Minas Tênis Clube: várias histórias”. Criado em 2007, o espaço tem acervo composto por fotografias, objetos, vídeos e documentos textuais, expostos ou acondicionados na Reserva Técnica. A coleção
começou a ser organizada nos anos 1970, a partir dos objetos guardados por Brenno Renato Martins da Costa, torcedor símbolo do Minas. Na sala de 385 m² de área, a história do Clube é contada a partir de seus quatro pilares – Esporte, Educação, Cultura e Lazer.

O Centro de Memória oferece visitas mediadas, ações educativas e acesso aos arquivos e banco de dados para pesquisas ao público de todas as faixas etárias.

Desde 2017, o Centro de Memória faz parte do Circuito de Museus, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. Em 2018, o espaço recebeu o certificado de Registro de Museus, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em reconhecimento ao desempenho de suas funções sociais. Junto à Galeria e ao Teatro, o Centro de Memória, passou a compor, em 2019, o Circuito Liberdade, complexo cultural com equipamentos geridos pelo Estado e por parceiros.

ACERVO

• 45 mil fotos
• 3,5 mil premiações (troféus, pratos, taças e medalhas)
• 200 indumentárias
• 39 vitrines
• 28 filmes
• Documentos como atas de reuniões, estatutos e relatórios
• Peças do mobiliário em estilo Art Déco, dos anos 1940

ALGUMAS HISTÓRIAS

“O encontro marcado”
No romance de Fernando Sabino (1923 – 2004), o personagem Eduardo Marciano, alter ego de Sabino, é nadador do Minas. O autor realmente integrou a equipe de natação minastenista nos anos 1940.

 

A primeira médica

Implantado em 1936, o Departamento Médico do Minas contratou, em 1938 a primeira mulher a se formar em Medicina no estado: a Dra. Anna Cerqueira Pereira de Castro. Ela cuidava da saúde dos jovens atletas da natação e também supervisionava o Departamento de Fisioterapia para Senhoras.

 

Getúlio Vargas

O então presidente da República esteve no Minas Tênis Clube para inauguração da Sede Social do Clube, em 1940.

 

Visite o Centro de Memória do Centro Cultural Minas Tênis Clube e conheça as histórias que contam a história do Minas!

 

Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!