Notícias

Esporte Basquete

Futuro do Basquete

Minas encerra participação na LDB com balanço geral positivo

O futuro do basquete certamente está olhando feliz para a grande partida realizada por Minas e Franca neste sábado (2/10), na disputa de terceiro lugar da LDB Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete. As duas equipes mediram forças do início ao fim do jogo, com destaque para um terceiro quarto impecável para o time do Minas. Porém, no zerar dos cronômetros, o cenário acabou se invertendo no período decisivo e a vitória passou para as mãos do time adversário por 73 a 63 (16/15; 20/16; 13/17; 24/15).

Números da Tempestade entre Minas X Franca

⚡Gui Santos (19pts; 6reb e 3ass e cestinha do campeonato com média de 21,3pts)
⚡Tiago Dias (12pts; 6reb)
⚡Duque (11pts; 1reb)
⚡Augusto (11pts; 9reb e 4ass)

Saldo Positivo

Com o resultado do último duelo pela LDB, o Minas Storm encerra esta campanha com a quarta colocação na maior competição de base do basquete brasileiro, além do orgulho de uma trajetória marcada por resultados exponencialmente crescentes, repleta de desafios superados, realizações, presença de diversos atletas no top 5 das estatísticas e representando, com muita honra, a camisa de um dos maiores clubes formadores do país. Para a próxima temporada, a perspectiva é de um time que agora começa a construir um caminho com mais rodagem em competições, visto que grande parte da equipe efetivou apenas sua primeira passagem pela LDB. 

Conexão LDB↔️NBB

Quando se fala sobre ganho de experiência para as próximas temporadas, também vale destacar que cinco atletas desta jovem equipe integram o time de ponta do Minas Storm na temporada 2021/22 participando, portanto, do NBB; Copa Super 8 e Basketball Champions League Americas. Gui Santos (ala/armador), Augusto Alcassa (pivô), João Prado (armador), Tiago Dias (ala) e Samuel Ribeiro (armador) chegam com os motores aquecidos e muita jovialidade de qualidade para a disputa das principais competições profissionais de basquete no Brasil e América Latina. Na CT da tempestade, o técnico Renan Gitiony também chegou a ressaltar, em entrevista concedida para a Liga Nacional de Basquete, sobre a importância da LDB em sua formação profissional como comandante desta competição, mas também como auxiliar técnico na equipe de ponta. Que venha o futuro para as crias da Tempestade Mineira que, sem dúvidas, provaram estar brigando forte por mais títulos inéditos no basquete minastenista.

Histórico do Minas na LDB

A edição de 2021 marcou a décima participação do Minas Tênis Clube na competição, com destaque para os dois vice-campeonatos em 2013 e 2015 e a recém quarta colocação alcançada em uma temporada em que a Liga Nacional de Basquete celebra a marca de mais de 50% dos jogadores do NBB tendo passagem por alguma edição da LDB.

Os atletas do basquete são beneficiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes e pela Lei de Incentivo ao Esporte por meio dos projetos “Formação e Desenvolvimento de Atletas do Basquete e Futsal, nº 2018.02.0045” e “Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte (Coletivos), processo nº 71000.040473/2020-40”.

O Campeonato Brasileiro Interclubes - Liga de Desenvolvimento de Basquetebol Sub 22 Masculino - Etapa 2 - Grupo B  faz parte do Calendário de Campeonatos Interclubes - CBC 2021, e os atletas e Comissão Técnica do Minas participam conforme o Termo de Compromisso nº 01 - Ciclo Olímpico 2021/2024, parceria Minas e CBC.

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:

Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

Foto: João Pires/LNB


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!