Biblioteca

Letra em Cena 10 anos – Eugénio de Andrade

Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe o crítico e ensaísta Eucanaã Ferraz para debater e celebrar a obra de poeta português

Neste ano em que se celebram os 10 anos do projeto Letra em Cena, o público terá a oportunidade de mergulhar no universo da poesia de Eugénio de Andrade (1923-2005), nome essencial da literatura lusófona do século XX. Para conduzir esse encontro, o convidado é o poeta, ensaísta e crítico Eucanaã Ferraz (1923-2005), que será recebido pelo curador José Eduardo Gonçalves. O Letra em Cena acontecerá na terça-feira, 15/9, às 19h, na Sala Multimeios do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Os ingressos estão disponíveis pela Sympla e são gratuitos. Na oportunidade, Eucanaã Ferraz também irá autografar o seu livro mais recente, “Aramão”.

Eugénio de Andrade, embora tenha uma imensa popularidade em Portugal, onde é considerado “talvez o poeta mais conhecido e lido depois de Fernando Pessoa”, segundo o convidado Eucanaã Ferraz, ainda mantinha uma circulação muito restrita ao ambiente acadêmico no Brasil. Esse cenário começou a mudar recentemente com o lançamento de “Os amantes sem dinheiro e outros poemas”, antologia organizada pelo próprio Ferraz e publicada no ano passado pela Companhia das Letras.

De acordo com Eucanaã, a obra de Eugénio de Andrade carrega uma dualidade única. “Eugénio de Andrade é um poeta raro. Sua poesia consegue encantar o crítico mais exigente e atrair o leitor mais despreparado”, afirma o palestrante. Ele relembra também o impacto humano e social das publicações do autor durante períodos históricos sombrios: “Em certo período da ditadura salazarista, os presos políticos pediam livros de Eugénio de Andrade para ler na prisão. O próprio Eugênio disse que compreendia tal interesse, pois sua poesia é luminosa, e eles viviam na escuridão”, destaca.

Esta é a terceira participação do ensaísta no projeto literário do Minas Tênis Clube. Anteriormente, ele esteve presente para debater as obras de Vinicius de Moraes e de Sophia de Mello Breyner Andresen. Para Eucanaã, existe uma clara linha condutora que une esses três grandes nomes: “Creio que existe um ponto de contato entre os três autores: escrever versos de afirmação da vida. Eles criaram poemas que olham no olho do leitor. E elevaram a dignidade da língua portuguesa”.

Para o próximo Letra em Cena, o convidado enfatiza que o foco da noite será a própria potência das palavras do homenageado. “Quero, sobretudo, ler poemas e acompanhá-los com breves comentários. Não vale a pena roubar o tempo que pode ser dedicado aos versos para falar sobre eles – é preciso ir diretamente à palavra de Eugénio. É o que espero fazer”, afirma. A expectativa é conquistar de vez o público mineiro. “Gostaria que o público do Letra em Cena saísse do evento transformado em leitor da poesia de Eugénio de Andrade. Se eu acho isso possível? Sim, e digo que é impossível que isso não aconteça”, conclui Eucanaã.

SERVIÇO

Letra em Cena – Eugénio de Andrade
Palestrante: Eucanaã Ferraz
Curadoria: José Eduardo Gonçalves
Data: 15/9 (terça-feira), às 19h
Local: Sala Multimeios do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Classificação: livre
Entrada franca | Inscrições pela Sympla