Assista ao vídeo

Notícias

Lazer

Menu junino

Na Cozinha ao Vivo, aprenda a fazer um menu típico de Festa Junina

Junho chegou! E o Cozinha ao Vivo desta semana, em parceria com o Programa Minas Tênis Solidário, apresenta um menu típico de Festa Junina para você comemorar a data na quarentena em casa, em família ou até em uma chamada de vídeo com os amigos. Que tal? Os pratos são da chef Márcia Clementino, do Restaurante Dona Lucinha, e foram preparados na Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape), instituição que trabalha para que crianças e adolescentes tenham amparo durante o tratamento oncológico.

Em uma Festa Junina legítima, não pode faltar caldo de feijão e canjica! No vídeo, que você confere abaixo e no canal do YouTube do Minas, você aprenderá o passo a passo de preparação desses dois pratos que aquecem o coração dos caipiras. E quando os pratos são feitos com solidariedade é ainda melhor, né? No vídeo, há um QR Code, para você fazer sua doação para a Cape e ajudar quem precisa.

Sem mais delongas, é hora de botar a mão na massa! Tire o caderno de receitas do armário, anote todos os ingredientes a seguir e prepare sua Festa Junina. É o #MinasComVocêEmCasa e na cozinha!

CALDO DE FEIJÃO PRETO

Serve: de 15 a 20 pessoas

Ingredientes:

1 kg de feijão preto
1 cebola
8 dentes de alho
Óleo, o necessário
1 colher das de mesa de sal com alho
Ramos de salsinha e cebolinha
Folha de louro, a gosto
Cebolinha a gosto
Pimenta a gosto

Modo de preparo:

Cozinhar o feijão com água, até amaciar. Bater muito bem em liquidificador, acrescentar a cebola, o alho, os ramos e bater mais. Levar ao fogo uma panela funda e grossa; deixar aquecer bem, acrescentar o óleo e, em seguida, o sal com alho. Deixar alourar, juntar o feijão batido, o louro e deixar ferver bem. Acertar o tempero. Servir quente com cebolinha e pimenta, a gosto.

CANJICA TEMPERADA

Serve: de 12 a 15 pessoas

Ingredientes:

½ kg de canjica
200 gramas de amendoim torrado e moído
200 gramas de coco ralado
1 pitada de sal
Leite de coco, a gosto
Leite, o necessário
Açúcar, a gosto
Cravo, a gosto
Canela, em pau, a gosto
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Cozinhar a canjica com água, até amaciar. Levar ao fogo em panela funda e grossa; acrescentar leite de coco, depois leite, juntar os temperos e adoçar a gosto. Deixar ferver bem e em fogo brando para pegar gosto. Mexer vez ou outra para não grudar no fundo.

A canjica pode ser também usada inteira, temperada apenas com leite e açúcar. Servir bem quente e acrescentar queijo em cubos.

 

Tudo anotado? Agora, no vídeo abaixo, aprenda com a chef Márcia Clementino a fazer os dois pratos e prepare a sua Festa Junina em casa!

A Cozinha ao Vivo é um evento de gastronomia realizado no primeiro domingo de cada mês, na Unidade I, com cardápios especiais preparados por chefs e restaurantes de BH exclusivamente para os associados. E durante o mês de maio, a Cozinha ao Vivo estará ao ar toda quarta-feira, às 15h, no canal do Minas no YouTube, com menus especiais e receitas de pratos de chefes renomados em homenagem a uma culinária típica. A primeira edição foi um menu especial de Dia das Mães, preparado pelo chef Tulio Pires, do Buffet Rullus, a segunda, com o chef Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, que preparou um legítimo menu mineiro, a terceira, com chef Jorge Ferreira, do Buffet Bravo Catering, que trouxe Portugal para sua casa e ensinou duas receitas com bacalhau, e a quarta, com o chef Djalma Victor, do restaurante OssO, que ensinou a fazer pão de queijo e cookie, para um belo café. Se você perdeu, acesse aqui para assistir!

 

Siga as redes sociais oficiais do Minas:
Facebook: /minastenisclube
Instagram: @minastenisclube

 

Conheça os patrocinadores do Clube do Lazer: PepsiStella ArtoisInstituto VizibelliLifecenterMelittaFiatNewton PaivaAnacapri e Optical Express.


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!