Assista ao vídeo

Notícias

Lazer

Na cozinha

Buffet Bravo Catering comanda a terceira edição da Cozinha ao Vivo em casa

Se você está pensando em servir um bom Bacalhau no almoço de domingo, está no lugar certo! A terceira edição do Cozinha Ao Vivo traz duas receitas diferentes do peixe que é sensação em Portugal, para você aproveitar o almoço em família e em casa. O vídeo está disponível no canal do Minas no YouTube. Aproveite para inscrever-se e ativar as notificações para receber todos os conteúdos em primeira mão.

O cardápio é assinado pelo chef Jorge Ferreira, do Buffet Bravo Catering, com a famosa Casquinha De Bacalhau de entrada e Bacalhau Assado com Batata Sauté e Confit de Legumes de prato principal. Deu água na boca, não é mesmo?

É o #MinasComVocêEmCasa e na cozinha!

E para não perder nenhum detalhe desse menu especial, pegue o caderno e anote as receitas:

CASQUINHA DE BACALHAU

Categoria: Entrada
Rendimento: 6 porções

Ingredientes:

75 gr. de manteiga
75 gr. de farinha de trigo
125 ml. de leite integral
150 gr. de bacalhau dessalgado e desfiado
80 gr. de alho porró picado
30 gr. de tomate picado em cubos pequenos sem semente
25 gr. de salsinha picada
30 gr. de azeitonas pretas
30 gr. de parmesão ralado
1 limão siciliano
10 ml. de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:

Em uma panela já aquecida, coloque a manteiga, em seguida a farinha, misture os dois ingredientes e em seguida acrescente o leite, mexa bem para não empelotar. Tempere com sal a gosto. Reserve.

Em uma outra panela já aquecida, coloque o azeite e refogue o alho porró, em seguida acrescente o bacalhau desfiado, misture, acerte o sal e a pimenta.

Misture o refogado de bacalhau com o bechamel e reserve.

Pique as azeitonas até formar uma pasta, acrescente as raspas de limão e reserve.

Montagem

Coloque o creme de bacalhau em casaquinhas ou ramequins, em seguida o queijo ralado.

Leve ao forno pré-aquecido à 180° por 5 minutos.

Retire do forno e decore com o tomate picado, a tapenade de azeitonas e finalize com a salsinha. Sirva ainda quente.

 

BACALHAU ASSADO COM BATATA SAUTÉ E CONFIT DE LEGUMES

Categoria: Prato Principal
Rendimento: 4 porções

Ingredientes:

400 gr. de lombo de bacalhau
100 gr. de cebola baby
100 gr. de tomate sweet grape
100gr. de brócolis
100 gr. de azeitonas pretas
4 batatas inglesas pequenas
2 dentes de alho
1 folha de louro
200 ml. de azeite
50gr. de manteiga
Brotos para decoração
Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:

- Cozinhe as batatas até que fiquem macias, mas sem desmanchar. Faça o mesmo com os floretes de brócolis.

- Em uma frigideira já aquecida, coloque um pouco de manteiga e refogue rapidamente os floretes de brócolis, tempere com sal e pimenta a gosto. Reserve.

- Em uma panela, coloque as azeitonas, o tomate, os dentes de alho e a folha de louro, coloque metade do azeite e leve ao fogo baixo por 10 minutos.

- Corte as cebolas ao meio, em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite e ponha as cebolas viradas para baixo, deixe em fogo médio até que fiquem bem tostadas. Reserve.

- Coloque o bacalhau em uma assadeira, coloque um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido à 180° por 12 minutos.

- Enquanto o bacalhau assa, com a palma das mãos amasse as batatas, coloque-as em uma frigideira antiaderente já aquecida e com um pouco de manteiga, deixe que dourem dos dois lados, tempere com sal a gosto.

Montagem:

Coloque no fundo do prato a batata, e em cima dela, o bacalhau, em seguida, coloque os floretes de brócolis, e os tomates e azeitonas já confitados, desfaça a cebola tostada formando pétalas e coloque sobre o bacalhau, regue com o azeite do cozimento do tomate, decore com folhas de broto e sirva em seguida.

 

Tudo anotado? Agora, é hora de aprender o passo a passo com o chef Jorge Ferreira!

O Cozinha ao Vivo é um evento de gastronomia realizado no primeiro domingo de cada mês, na Unidade I, com cardápios especiais preparados por chefs e restaurantes de BH exclusivamente para os associados. E durante o mês de maio, o Cozinha ao Vivo estará ao ar toda quarta-feira, às 15h, no canal do Minas no YouTube, com menus especiais e receitas de pratos de chefes renomados em homenagem a uma culinária típica. A primeira edição foi um menu especial de Dia das Mães, preparado pelo chef Tulio Pires, do Buffet Rullus, e a segunda, com o chef Flávio Trombino, do restaurante Xapuri, que preparou um legítimo menu mineiro. Se você perdeu, acesse aqui para assistir!

 

Siga as redes sociais oficiais do Minas:
Facebook: /minastenisclube
Instagram: @minastenisclube

 

Conheça os patrocinadores do Clube do Lazer: PepsiStella ArtoisInstituto VizibelliLifecenterMelittaFiatNewton PaivaAnacapri e Optical Express.


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!