Notícias

Esporte Judô

Pelo pódio

Guilherme Schimidt é o Minas e o Brasil no Pan-americano de Guadalajara

O judoca do Minas Guilherme Schimidt (81kg) vai representar a seleção brasileira no Campeonato Pan-americano de Guadalajara, no México, nesta sexta-feira (16/4). E o objetivo do minastenista é um só: subir ao alto do pódio para seguir forte na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Além do minastenista, outros 16 brasileiros disputam a competição, que começa nesta quinta-feira (15/4) para os pesos mais leves.

As lutas preliminares iniciam às 16h. Já as disputas por medalhas serão a partir das 19h, sempre no horário de Brasília (DF). Na estreia, Guilherme Schimidt, que é cabeça de chave, vai enfrentar o uruguaio Alain Aprahamian. As lutas serão transmitidas pelo canalolimpicodobrasil.com.br.

Schimidt entra em disputa nesta sexta-feira, no México (Foto: Orlando Bento/MTC)Schimidt entra em disputa nesta sexta-feira, no México (Foto: Orlando Bento/MTC)

Sonhando em disputar os Jogos de Tóquio, o minastenista é terceiro melhor brasileiro do ranking mundial da categoria e está na 57ª posição geral do mundo. Uma medalha de ouro no Pan do México, por exemplo, vale 700 pontos. Se conseguir, Schimidt subirá algumas posições no ranking e, ainda, poderá ser convocado para outras duas importantes competições que antecedem os Jogos Olímpicos, o Grand Slam de Kazan, na Rússia (5 a 7/5), e o Campeonato Mundial de Budapeste, na Hungria (6 a 13/6). A competição em Kazan dá ao campeão mil pontos no ranking, enquanto o mundial distribuirá 2000 pontos.

O minastenista estava em preparação para as competições de maio e junho e ficou satisfeito com a convocação inesperada para o Pan. “Eu fiquei muito feliz com a convocação para o Campeonato Pan-americano. Eu fui avisado em cima da hora, na semana da viagem, mas como eu estou treinando forte, estou sempre focado e motivado, estou pronto para o desafio. Quando me avisaram, me resguardei mais ainda para me proteger da Covid-19 e me dediquei à perda de peso para chegar bem no México. As expectativas são as melhores possíveis para trazer a medalha de ouro para o Brasil e para o Minas Tênis Clube. Eu estou muito feliz e não tenho dúvidas que eu vou fazer uma excelente competição. O objetivo é buscar o ouro e seguir na briga pela vaga olímpica”, destacou Schimidt.

Programação de lutas
Quinta-feira: 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg, 73kg.
Sexta-feira: 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg.  

Seleção Feminina:
Gabriela Chibana 48kg (EC Pinheiros)
Nathália Brígida 48kg (Sogipa)
Larissa Pimenta 52kg (EC Pinheiros)
Ketelyn Nascimento 57kg (EC Pinheiros)
Jéssica Pereira 57kg (Instituto Reação)
Ketleyn Quadros 63kg (Sogipa)
Aléxia Castilhos 63kg (Sogipa)
Ellen Santana 70kg (EC Pinheiros)
Beatriz Souza +78kg (EC Pinheiros)

Seleção Masculina:
Renan Torres 60kg (SESI-SP)
Willian Lima 66kg (EC Pinheiros)
Guilherme Schimidt 81kg (Minas Tênis Clube)
Rafael Macedo 90kg (Sogipa)
Leonardo Gonçalves 100kg (Sogipa)
Rafael Buzacarini 100kg (Clube Paineiras do Morumby)
Rafael Silva “Baby” +100kg (EC Pinheiros)
David Moura +100kg (Instituto Reação)

O atleta Guilherme Schimidt conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do projeto Olímpico de Judô - Minas Tênis Clube, processo nº 58000.009434/2018-92 parceria entre Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Minas Tênis Clube.



Patrocinador: Interodonto

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!