Esporte

Feito inédito

Gabriella Mantena conquista medalha de prata no Grand Prix de Portugal

 

A atleta do Minas Tênis Clube, Gabriella Mantena (63kg), conquistou pela primeira vez uma medalha em uma etapa do Circuito Mundial de Judô. Neste sábado (28/1), a judoca garantiu a prata no Grand Prix de Portugal, disputado em Almada, cidade da região metropolitana de Lisboa. Depois de vencer cinco combates, a minastenista enfrentou na final a brasileira naturalizada portuguesa, Bárbara Timo, mas acabou sendo desclassificada por hansokumake.

Mantena conquistou sua primeira medalha no Circuito Mundial de Judô (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)Mantena conquistou sua primeira medalha no Circuito Mundial de Judô (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Aos 22 anos, Gabriella Mantena chegou pela primeira vez em uma final de uma etapa do Circuito Mundial. No caminho até a decisão, a minastenista aplicou um ippon na judoca da indonésia, Syerina. Na sequência, passou pela israelense Adelina Novitzki também com ippon, após empate por waza-ari no golden score. Nas oitavas de final, Mantena venceu Renata Zachova, da República Tcheca, com dois waza-aris. Já na semifinal, outro waza-ari para cima da espanhola Sarai Padilla Guerrero, enquanto na semifinal a judoca do Minas forçou três shidôs contra a venezuelana Anriquelis Barrios.

Minastenistas no Grand Prix

Campeões da Seletiva Nacional, quatro atletas do Minas estão com a Seleção Brasileira no Grand Prix de Portugal. A primeira a entrar no tatame foi Amanda Lima (48kg), nessa sexta-feira (27/1), mas a judoca parou na fase classificatória. Além da medalhista Gabriella Mantena (63kg), outros dois minastenista podem subir no pódio neste domingo (29/1): Millena Silva (78kg) e Eduardo Bettoni (100kg). Os combates preliminares serão transmitidos pelo site da Federação Internacional de Judô (IJF). Já as finais, marcadas para às 14h (horário de Brasília), pelo Canal Olímpico do Brasil e pelos canais SporTV.

Siga as redes sociais da equipe de Judô do Minas:

Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas do judô do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos do Projeto Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte, processo nº 71000.046245/2020-83. O preparador físico André Ferreira e o fisioterapeuta Vitor Reis participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.