Notícias

Esporte Judô

Disputa virtual

Desafio BASE On-line Minas Tênis Clube x Faju será nesta sexta-feira

A pandemia de Covid-19 parou o mundo. E o esporte não ficou para trás. Com todos os eventos suspensos ou cancelados, cada clube ou entidade faz o que pode para movimentar os seus atletas. E, nesta sexta-feira (24/7), um evento virtual promete agitar o judô nacional. Estarão frente a frente, a partir das 18h, na tela do Zoom, 18 judocas das equipes Sub-13, Sub-15 e Sub-18. De um lado, nove minastenistas desafiarão outros nove judocas da Federação Alagoana de Judô (Faju) para ver quem leva o título simbólico do 1º Desafio BASE On-line – Minas Tênis Clube x Faju, disputa amistosa criada pelo Minas e pela entidade nordestina. O evento será transmitido, ao vivo, no facebook.com/mtcesporte.

 

A ideia de criar este evento, registrado e aprovado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), partiu após o sensei Adriano Rodrigues, técnico da categoria Sub-15 do Minas, participar e vencer o Open Nacional de Veteranos. Depois do torneio, Adriano e Luciano Corrêa, técnico da equipe Sub-18 do Minas, iniciaram as conversas com a Federação Alagoana de Judô, que também promovia uma competição semelhante. A partir daí, os treinadores minastenistas e a Faju conversaram, trocaram ideias sobre o desafio e fizeram adaptações para a realidade do judô. “A ideia de realizar esse nosso desafio da base é para gerar união e a competitividade entre os atletas, que estão sem competir desde março. Além disso, é uma forma de avaliação do trabalho e, assim, buscar uma melhora contínua do nível técnico dos atletas. Vamos colocar em pratica esse projeto e, quem sabe, expandir para outros estados”.

A disputa virtual vai reunir, no Zoom, três atletas por classe: Sub-13, Sub-15 e Sub-18, sendo uma mulher e dois homens, independentemente do peso/categoria. Além dos atletas, cada equipe pode ter até dois treinadores. Quatro árbitros, sendo dois mineiros e dois alagoanos, estarão presentes no evento. Durante dois minutos, um judoca de cada equipe fará exercícios específicos (veja abaixo) e os árbitros vão contabilizar os exercícios válidos. Ao fim do tempo, o atleta que executar o maior número de exercícios válidos somara um ponto para a sua equipe. Em caso de empate, os atletas terão dois minutos de descanso e, em seguida, disputam mais um minuto no Golden Score. No fim dos nove embates, a equipe que somar mais pontos leva o título simbólico. Como forma de incentivo e para registrar o evento, o Minas Tênis Clube enviou 11 medalhas e 11 copos comemorativos que serão entregues aos 11 representantes da Faju. A Federação Alagoana também enviou ao Minas 11 medalhas e 11 copos da entidade.

Para selecionar seus representantes, o Minas criou o Desafio Funcional da Base, competição interna com o mesmo formato de disputa. Os líderes desse ranking minastenista, que será definido nesta terça-feira, estarão, automaticamente, classificados para o Desafio BASE On-line – Minas Tênis Clube x Faju.

Exercícios obrigatórios a serem executados.

Classe Sub-13
- 10 Okuri ashi harai e 10 polichinelos.

Classe Sub-15
- 10 ippon seoi e 10 saltos laterais.

Sub-18
- 10 tai otoshi e 10 burpees.

Patrocinador: Primaz

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!