Notícias

Esporte Judô

Vai começar

Judocas do Minas buscam título inédito da Copa Brasil Interclubes de Judô a partir desta sexta

A primeira competição oficial do judô brasileiro, após a parada dos esportes, devido à pandemia de Covid-19, vai começar e com novidade para os torcedores. Entre esta quinta-feira e domingo (26 a 29/11), os maiores nomes do judô nacional se encontram em Santana de Parnaíba (SP), para a disputa da 1ª edição da Copa Brasil Interclubes de Judô, principal evento do calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), em 2020. Ao todo, seis clubes serão representados, entre eles, o Minas Tênis Clube, uma das referências do judô nacional. As disputas serão transmitidas pelo Sportv, sempre a partir das 14h. O Minas entra na disputa nesta sexta-feira.

A Copa Brasil será disputada por equipes mistas, nova prova olímpica do judô para Tóquio, e reunirá seis grandes clubes do Brasil em estrutura “bolha”, seguindo os rígidos protocolos de segurança determinado. As disputas serão todas no Centro de Treinamento do Futebol Clube Ska Brasil, em Santana de Parnaíba (SP).

O Minas Tênis Clube está no Grupo B, ao lado de Sesi-SP e Instituto Reação (RJ), que lutam na sexta-feira. No Grupo A estão Esporte Clube Pinheiros (SP), Clube Paineiras do Morumby (SP) e Sogipa (RS), que lutam nesta quinta-feira. Todas as equipes são formadas, em sua maioria, por judocas que integram a seleção brasileira principal, fortalecendo ainda mais a preparação desses atletas rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio. As delegações desembarcaram em Santana do Parnaíba na terça-feira, quando todos os integrantes, sendo oito atletas, mais um treinador e um médico ou fisioterapeuta por equipe, passaram por teste PCR.

O Minas será representado pelos atletas Júlio Koda Filho (73kg), Gustavo Assis (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Tiago Palmini (+90kg), Juscelino Nascimento Jr. (+90kg), Maria Taba (57kg), Sarah Bezerra (70kg) e Millena Silva (70kg). O técnico é Fúlvio Miyata e o fisioterapeuta Rafael Freire acompanham a delegação minastenista.

Equipe minastenista está pronta para o desafio (Foto: Divulgação/MTC)Equipe minastenista está pronta para o desafio (Foto: Divulgação/MTC)
Para o judoca Gustavo Assis voltar a representar o Minas é motivo de muita alegria. Para ele, a equipe minastenista vai fazer bonito na competição. “É sempre um prazer vestir as cores do Minas. Na minha carreira inteira, eu nunca passei tanto tempo sem representar o nosso Clube, a sensação de subir no tatame será única, voltar a sentir a adrenalina, o frio na barriga e as emoções que só quem compete sabe, será fantástico. Sinto que somos uma equipe que está pronta para ser campeã, dentro de todas as possibilidades, estamos muito bem treinados e otimistas para fazer ótima competição e retornar com a taça para casa. Contamos com a torcida de todos os minastenistas”, destaca Assis.

Torcida virtual
Os fãs do judô brasileiro terão a oportunidade de viver uma experiência inédita na modalidade. O público não poderá estar presente, mas os torcedores minastenistas poderão apoiar os nossos judocas por meio da plataforma torcidajudo.com .

O acesso ao ambiente digital é totalmente gratuito e comporta até mil acessos simultaneamente. O torcedor terá acesso à transmissão de todos os combates com imagens exclusivas da competição, além de interagir com os outros torcedores por meio do chat ao vivo, enviando mensagens de apoio ao Clube.

No ginásio, a Torcida Judô será projetada em um painel de Led ao lado do tatame onde as lutas serão realizadas. Dessa forma, os atletas receberão o carinho do torcedor virtualmente e poderão retribuir interagindo com o telão ao final dos combates.

A tecnologia, que utiliza salas virtuais como as utilizadas em videochamadas, já apareceu em grandes eventos esportivos mundiais no contexto da pandemia do novo coronavírus, como jogos de futebol de ligas europeias e brasileiras, NBA, entre outros, e estreia no judô brasileiro com a Copa Brasil Interclubes. O recurso foi a solução encontrada pela CBJ para levar o melhor do judô ao seu torcedor, garantindo uma experiência segura.

Formato de disputa
Os seis clubes serão divididos em dois grupos de três. Todos se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos e os dois melhores classificados de cada lado avançam para as semifinais. Os vencedores das semifinais se enfrentarão pelo título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar.

Grupos Sorteados
Grupo A
- Esporte Clube Pinheiros
- Clube Paineiras do Morumby
- Sogipa

Grupo B
- Instituto Reação
- Sesi
- Minas Tênis Clube

Ordem de lutas
26/11 - Início pelo 90kg
- Pinheiros x Sogipa
- Paineiras x Sogipa
- Paineiras x Pinheiros

27/11 - Início pelo 90kg
- Instituto Reação x Minas Tênis Clube
- SESI x Minas Tênis Clube
- SESI x Instituto Reação

28/11 – Semifinais

29/11 - Finais

Horário: 14h às 15h30 (Brasília)

Transmissão: Sportv e youtube.com/brasiljudo

Arquibancada virtual: torcidajudo.com

Patrocinador: Interodonto

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas minastenistas contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do Projeto Olímpico de Judô - Minas Tênis Clube, processo nº 58000.009434/2018-92 parceria entre Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Minas Tênis Clube.


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!