Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tem todos os ingredientes para serem inesquecíveis, principalmente para alguns judocas do Minas. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou sete atletas minastenistas para o grupo de apoio da Seleção Brasileira. Os judocas vão integrar a equipe olímpica, dando suporte nos treinamentos aos atletas classificados para a competição, além de vivenciarem toda a experiência de uma Olimpíada.
Atletas minastenistas estão motivados para experiência olímpica (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)
Entre os atletas convocados estão, no masculino, os judocas Gustavo Borsoi (73kg), André Humberto (100kg), Kayo Santos (100kg) e Tiago Palmini (+100kg), além de Guilherme Schimidt (81kg) que, até as últimas semanas, estava na disputa por uma vaga olímpica. Já no feminino, as representantes minastenistas serão as judocas Maria Taba (52kg) e Millena Silva (70kg), que já estão concentradas com a Seleção Brasileira em mais uma etapa dos treinamentos de campo da CBJ.
Para o judoca Guilherme Schmidt (81kg), atual 42º no ranking mundial da categoria meio-médio, a classificação para os Jogos bateu na trave. O minastenista de apenas 20 anos conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-americano, em abril deste ano, no México, e disputou o Campeonato Mundial de Budapeste, em junho, ainda na busca pela vaga olímpica. “Fica aquele gostinho de querer estar lá representando o Minas e o Brasil, mas ao mesmo tempo servirá de motivação para o próximo ciclo. Vou absorver o máximo desta experiência para conquistar a vaga para Paris 2024 que é o meu foco”, afirma o atleta.
O técnico da equipe de judô do Minas, Fúlvio Miyata, ressalta que ter sete atletas com a seleção em Tóquio é reflexo do bom trabalho realizado no Clube. “A experiência em uma Olimpíada é única e o objetivo desta convocação é proporcionar aos atletas esta vivência para que, no futuro, eles estejam maduros e a competição não seja um choque de realidade. São atletas jovens e promissores que já estão no radar da Seleção Brasileira e a nossa missão é colocá-los em condições de brigar pelas vagas em Paris 2024”, destaca o treinador minastenista.
A delegação brasileira embarcará para o Japão em dois grupos: os atletas mais leves viajam no dia 8, enquanto os mais pesados vão no dia 13 de julho. Além dos 13 judocas convocados para a competição, outros 20 atletas vão integrar a equipe olímpica, incluindo os minastenistas. No período pré-competição, o time brasileiro fará a aclimatação na base do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na cidade de Hamamatsu. A competição do judô nos Jogos Olímpicos será entre os dias 24 e 31 de julho.
Os atletas convocados são beneficiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes e pelo projeto “Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube, processo nº 58000.009434/2018-92", por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Patrocinador: Interodonto
Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte