Notícias

Esporte Judô

Rumo ao Japão

Judocas do Minas são convocados para equipe olímpica do Brasil

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 tem todos os ingredientes para serem inesquecíveis, principalmente para alguns judocas do Minas. A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) convocou sete atletas minastenistas para o grupo de apoio da Seleção Brasileira. Os judocas vão integrar a equipe olímpica, dando suporte nos treinamentos aos atletas classificados para a competição, além de vivenciarem toda a experiência de uma Olimpíada.

Atletas minastenistas estão motivados para experiência olímpica (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)Atletas minastenistas estão motivados para experiência olímpica (Foto: Orlando Bento/Minas Tênis Clube)

Entre os atletas convocados estão, no masculino, os judocas Gustavo Borsoi (73kg), André Humberto (100kg), Kayo Santos (100kg) e Tiago Palmini (+100kg), além de Guilherme Schimidt (81kg) que, até as últimas semanas, estava na disputa por uma vaga olímpica. Já no feminino, as representantes minastenistas serão as judocas Maria Taba (52kg) e Millena Silva (70kg), que já estão concentradas com a Seleção Brasileira em mais uma etapa dos treinamentos de campo da CBJ.

Para o judoca Guilherme Schmidt (81kg), atual 42º no ranking mundial da categoria meio-médio, a classificação para os Jogos bateu na trave. O minastenista de apenas 20 anos conquistou a medalha de ouro no Campeonato Pan-americano, em abril deste ano, no México, e disputou o Campeonato Mundial de Budapeste, em junho, ainda na busca pela vaga olímpica. “Fica aquele gostinho de querer estar lá representando o Minas e o Brasil, mas ao mesmo tempo servirá de motivação para o próximo ciclo. Vou absorver o máximo desta experiência para conquistar a vaga para Paris 2024 que é o meu foco”, afirma o atleta.

O técnico da equipe de judô do Minas, Fúlvio Miyata, ressalta que ter sete atletas com a seleção em Tóquio é reflexo do bom trabalho realizado no Clube. “A experiência em uma Olimpíada é única e o objetivo desta convocação é proporcionar aos atletas esta vivência para que, no futuro, eles estejam maduros e a competição não seja um choque de realidade. São atletas jovens e promissores que já estão no radar da Seleção Brasileira e a nossa missão é colocá-los em condições de brigar pelas vagas em Paris 2024”, destaca o treinador minastenista.

A delegação brasileira embarcará para o Japão em dois grupos: os atletas mais leves viajam no dia 8, enquanto os mais pesados vão no dia 13 de julho. Além dos 13 judocas convocados para a competição, outros 20 atletas vão integrar a equipe olímpica, incluindo os minastenistas. No período pré-competição, o time brasileiro fará a aclimatação na base do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na cidade de Hamamatsu. A competição do judô nos Jogos Olímpicos será entre os dias 24 e 31 de julho.

Os atletas convocados são beneficiados pelo Comitê Brasileiro de Clubes e pelo projeto “Olímpico de Judô-Minas Tênis Clube, processo nº 58000.009434/2018-92", por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.



Patrocinador: Interodonto

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!