Notícias

Esporte Judô

É ouro!

Clarice Ribeiro, judoca do Minas, é bicampeã mundial Sub-18

Clarice Ribeiro foi campeã em nova categoria (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)Clarice Ribeiro foi campeã em nova categoria (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Judoca do Minas Tênis Clube, Clarice Ribeiro (48kg), de 16 anos, sagrou-se, mais uma vez, campeã do Mundial Sub-18, nessa quinta-feira (29/8), em Lima, no Peru. Natural de Manaus (AM), a atleta minastenista é considerada uma das grandes promessas da modalidade.

"Muito feliz porque me preparei muito para ganhar o ouro neste mundial. Os senseis me treinaram muito para que eu chegasse aqui em minha melhor forma. Meu próximo objetivo é buscar o título no Júnior", avaliou.

Terceira colocada no ranking mundial da categoria leve, Clarice estreou com vitória sobre a japonesa Aika Inoue. Na sequência, venceu a colombiana Maria Camila Bermudez e a brasileira Nycolly Carneiro (número 2 do ranking). Na grande final, bateu a mongol Anudari Jamsran.

Presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira celebrou o título da atleta. “É uma alegria enorme acompanhar mais um grande resultado da nossa jovem promessa Clarice Ribeiro. O judô foi a minha escola e ver mais um título mundial dela nos enche de orgulho e mostra a potência da base minastenista na modalidade. Parabéns à Clarice, comissão técnica e a toda a equipe multidisciplinar”.

Judoca minastenista é uma das grandes promessas da modalidade (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)Judoca minastenista é uma das grandes promessas da modalidade (Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF)

Neste ano, a judoca do Minas vem de importantes conquistas internacionais. Foi medalha de ouro na Copa Europeia Sub-18 de Porec (Croácia), no Pan-Americano e Oceania Sub-18 e no Sub-21 (Rio de Janeiro), e bronze na Copa Europeia Sub-21 de Graz (Áustria).

Além disso, Clarice esteve em Paris como equipe de apoio dos atletas que competiram nos Jogos Olímpicos. Em outubro, a jovem promessa volta ao tatame para a disputa do Campeonato Mundial Sub-21, em Dushanbe, no Tajiquistão.

No Mundial Sub-18, o Minas também foi representado por José Neves Filho (66kg), que venceu o argentino Tobias Vidal, mas caiu para Abdullakh Parchiev. Olivia Oliveira (+70kg) e o técnico Gabriel Silva também compõem a delegação brasileira. 

Siga as redes sociais da equipe de Judô do Minas:

Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas do judô do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte: Projetos Formação e Desenvolvimento de Atletas por Meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.044851/2023-15 e Olímpico de Judô - Minas Tênis Clube, processo nº 71000.075383/2022-31. Os técnicos Adriano Rodrigues, Fúlvio Miyata e Gabriel Pedro e o fisioterapeuta Vitor Reis participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte - Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e CBC.


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!