Notícias

Outros

Trabalho que transforma

Saiba mais sobre como o PMTS mudou a vida das moradoras do Lar de Idosas Padre Leopoldo Mertens

O Programa Minas Tênis Solidário apoia 65 instituições, entre casas de acolhimento de crianças e adolescentes, lares de idosos, creches, escolas e hospitais, além de grupos de apoio a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social. O Lar de Idosas Padre Leopoldo Mertens, de Belo Horizonte, é uma dessas iniciativas.

Essa parceria é de longa data. Desde 2018, são realizadas ações em conjunto no campo da socialização e do lazer, além de ações solidárias. Nos dois últimos anos, com a implantação do projeto de atividades físicas para as moradoras do lar, as ações passaram a ser sistematizadas e com frequência regular. 

Nesta edição do Faça o Bem, o psicólogo do Lar de Idosas Padre Leopoldo Mertens, Patrick Giovanni Tavares, nos contou como o Minas Tênis Solidário transformou a realidade da instituição. Confira.

- Como as ações do Minas Tênis Solidário beneficiam o Lar?

São de extrema importância. Além da melhoria na qualidade de vida, saúde e bem-estar, é possível também observarmos que as ações reverberam na saúde mental das nossas idosas. O vínculo com os voluntários, o afeto e o cuidado nas ações tornam a vivência do acolhimento mais leve e prazerosa.

- No dia a dia, vocês notam que existe uma melhoria na rotina dos moradores após as atividades?

Sim, com certeza! As idosas gostam, sobretudo, de rotina, de organização, de algo que se encaixe nas atividades delas. As ações do PMTS já fazem parte do dia ou da semana delas. 

Nossas idosas são muito afetuosas, elas se vinculam aos voluntários, perguntam por eles, se estão bem. Interagem (mesmo a distância ou nas ações gravadas) e se divertem com as atividades. A evolução física também é perceptível! Elas ficam mais dispostas, cheias de energia.

- Qual mensagem você deixa para o Programa e os voluntários?

Em nome da instituição, deixamos aqui nosso profundo agradecimento. Ações que podem parecer mínimas aos olhos dos outros, para nossas idosas possuem grande significado e importância. Em tempos de pandemia e isolamento, qualquer atitude de afeto e solidariedade pode ser uma forma de abraçar e aquecer o coração de alguém.

Participe do Minas Tênis Solidário

Há várias formas de se engajar nas ações de assistência e de transformação promovidas pelo Minas Tênis Solidário para amparar a quem precisa. O voluntário pode disponibilizar tempo para organizar e/ou fazer entrega de doações nas instituições cadastradas; participar dos projetos, compartilhando suas habilidades profissionais e artísticas; aderir à campanha Sócio Doador, oferecendo valores a partir de um real, a serem debitados no boleto do condomínio do Clube. Para saber mais, ligue 3516-2090 ou envie um WhatsApp para 9821-1322. 

Faça o bem a quem precisa e a você também.


Festa Junina realizada pelo PMTS no Lar de Idosas Padre Leopoldo Mertens, em 2019. (Foto Orlando Bento/MTC) - imagem feita antes da pandemia


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!